3º Curso de Planejamento Estratégico na Administração Pública – (Turma Confirmada!)

Localização
Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806

Categorias

Data / Hora Date(s) - 15/08/2022 a 19/08/2022
08:00 - 18:00

Valor do curso R$0,00


Curso Confirmados

Brasília-DF, 15 a 19/08/2022
Horário do evento: 08h às 12h e 14h às 18h

I – JUSTIFICATIVA

O atual contexto mundial, caracterizado pela globalização, rápidas e intensas mudanças, grande velocidade na geração e disponibilização de informações, redução das distâncias com o desenvolvimento das telecomunicações e das tecnologias em geral, constitui ambiente dinâmico, altamente competitivo, que exige das organizações agilidade na adequação de seu enfoque administrativo e gerencial.  Sociedade, cidadãos e clientes mais exigentes e conscientes de seus direitos, demandam serviços e produtos cada vez mais baratos e de melhor qualidade, impondo às empresas e organizações públicas, maior capacidade para inovar e gerar valor para o seu público-alvo.Para sobreviver nesse ambiente mutável e sujeito à incerteza, empresas e organizações públicas devem tornar-se mais eficientes e efetivas, o que requer a adoção de estratégias que lhes permitam alcançar o melhor posicionamento dentro das suas áreas de atuação. Nesse cenário, o planejamento estratégico se mostra como método capaz de garantir um desempenho de excelência e a perpetuação das organizações; trata-se de processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para estabelecer a melhor direção e as estratégias a serem seguidas no cumprimento de sua missão e na consecução de sua visão de futuro.

 II – OBJETIVO

Capacitar os participantes nos conceitos e na aplicação prática da metodologia e das técnicas de  Planejamento Estratégico, com uma abordagem participativa na formulação da estratégia e na elaboração de diretrizes, objetivos, metas e planos da organização.

Ao final do Curso o participante deverá demonstrar capacidade de: realizar diagnóstico estratégico da organização; formular suas premissas, estratégias globais e objetivos estratégicos; elaborar o Plano Estratégico Organizacional; e conceber o plano de implantação, acompanhamento e monitoramento.

 III – METODOLOGIA

O curso será desenvolvido mediante apresentação dialogada de conceitos sobre o tema e aplicação de exercícios práticos em grupos de trabalho, com apresentação e discussão/avaliação de seus resultados, em classe.

 IV – PÚBLICO ALVO

Gerentes, supervisores, dirigentes e técnicos envolvidos no planejamento, na implantação, no acompanhamento, na avaliação e gestão das estratégias organizacionais.

 V – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1.Conceito de planejamento e estratégia;
2.Etapas do Plano Estratégico;
3.Cenários prospectivos: definição, importância;
4.Construção das premissas:  Missão, Visão e Valores;
5.Diagnóstico estratégico: análise do ambiente interno e externo;
6.Elaboração da matriz SWOT para definir a Estratégia Organizacional;
7.Posicionamento Estratégico: políticas e estratégias organizacionais;
8.Formulação das estratégias e definição dos objetivos estratégicos;
9.Fatores críticos de sucesso e diretrizes;
10.Tradução da Estratégia em ações operacionais (introdução ao Balanced Scorecard);
11.Definição de Indicadores de Resultados e Metas Estratégicas;
12.Estabelecimento de Iniciativas e Projetos estratégicos;
13.Implementação do Plano Estratégico;
14.Monitoramento, controle e avaliação do Plano Estratégico;e
15.Exercícios de aplicação prática dos conceitos apresentados e da metodologia utilizada.

VI – CARGA HORÁRIA E PERÍODO

 O curso poderá ser realizado no período de 15 a 19/08/2022, no horário das 08h às 12h e 14h às 18h,  totalizando 40 (quarenta) horas-aula

VII – LOCAL E INFORMAÇÕES

O evento será ministrado nas instalações da Abop. Para maiores informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159, na Internet acesse o endereço www.abop.org.br

VIII – INSCRIÇÕES / CUSTO

 Deverão ser feitas diretamente na secretaria da entidade ou mediante o preenchimento da ficha anexa. O investimento da inscrição é de R$ 2.800,00 (dois mil e oitocentos reais) por participante. 

Para cada 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas,  a Abop está oferecendo 01(uma) bolsa integral adicional.

A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341 – ITAU – Agência 8635, Conta Corrente nº 24938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/ DF07. 343.300/001-00.

 A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48 horas antes do inicio do evento, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.

IX – REQUISITOS 

Ter curso superior ou exercício profissional na área de contabilidade, administração, serviços gerais, planejamento, orçamento e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas.


Não Sabe onde ficar? Confira a lista de hotéis em Brasília

Você deve estar logado para postar um comentário

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá,
Como podemos ajudar?