17º Curso de Metodologia e Planejamento de Auditoria de Risco
	
	
	Localização
	Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806
Categorias
	Data / Hora
	Date(s) - 13/04/2026 a 17/04/2026
08:00 - 12:00
Valor do curso R$2.500,00
Brasília-DF, 13 a 17/04/2026
Horário: 08h às 12h
I – OBJETIVO
Propiciar que os servidores da área de controle interno/auditoria interna do setor público sejam capazes de avaliar a gestão de risco dos seus órgãos e entidades, elaborar planos de auditoria e realizar o planejamento das auditorias com base nos riscos existentes nas suas organizações, maximizando assim os resultados das auditoras planejadas e realizadas e minimizando o subjetivismo na escolha dos trabalhos.
II – PÚBLICO ALVO
Profissionais de controle interno/auditoria interna interessados na utilização do conceito de risco nas práticas de auditoria em entidades e órgãos públicos.
III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ao final do curso os alunos serão capazes de:
– conhecer o que é necessário para uma organização ser gerenciada com base em riscos;
– posicionar corretamente a unidade de auditoria interna relativamente ao seu papel na gestão de riscos corporativa;
– construir um modelo de Plano de Auditoria que utilize parâmetros baseados em risco.
– realizar o planejamento de uma auditoria com base na coleta e tratamento de dados, de forma a potencializar os resultados do trabalho
IV – A ESTRUTURA E CONTEÚDO
- Conceito de Risco;
 - Elementos Associados ao Risco;
 - Percepção de Riscos; Percepção x Decisão;
 - Como o risco afeta a tomada de decisões;
 - Consciência sobre os riscos; Problema x Risco;
 - Categorização de Riscos;
 - Identificação de riscos;
 - Termos relativos ao Risco: Evento, Causas do risco, Consequências do risco.
 - Avaliação e Tratamento de Riscos; Critérios para avaliação de riscos;
 - Risco Inerente x Risco Residual;
 - Tratamento de Riscos;
 - Apetite para o Risco;
 - Matriz de Riscos;
 - Enterprise Risk Management;
 - Origens da Gestão de Riscos;
 - Tipos de Gestão de Riscos;
 - Governança x Gestão de Risco;
 - Benefícios da gestão de riscos;
 - Normas – Gestão de Riscos;
 - ISO 31000;
 - COSO;
 - Elementos Necessários para GR: Comprometimento da Cúpula;
 - Política de Gestão de Riscos; Estratégia x Gestão de Riscos;
 - Gestão de Riscos x Mudanças Organizacionais;
 - Processo de Gestão de Riscos;
 - Treinamento; recursos; cultura e Gestão de Riscos;
 - Risco e Cultura;
 - Key Risk Indicators;
 - Métodos de Identificação e Avaliação de Riscos e Controles. SWOT;
 - Oficinas com gestores e colaboradores;
 - Benchmarking de projetos externos semelhantes;
 - Brainstorming; Entrevistas com Especialistas;
 - Aprendizado/Analogia;
 - Mapeamento de Processos;
 - Uso do Mapeamento de Processos;
 - Bow Tie; SWIFT;
 - Simulações. Atuação da Auditoria Interna na Gestão de Riscos.
 - Risco e Plano de Auditoria.
 - Planejamento do trabalho de auditoria baseado em risco.
 
V – CARGA HORÁRIA E PERÍODO
O curso está programado para ser realizado no período de 13 a 17/04/2026, horário das 08h às 12h, totalizando 20(vinte) horas aulas. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários ao desempenho do evento.
VI – LOCAL E INFORMAÇÕES
O evento será ministrado no Auditório da ABOP – SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806 – CEP: 70.318-900, Brasília-DF. Para maiores informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, na Internet acesse o endereço www.abop.org.br
VII – INSCRIÇÕES/CUSTO
Deverão ser feitas através do preenchimento da Ficha de Inscrição Online, enquanto houver vagas. O investimento da inscrição é de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) por participante.
A partir de 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas neste evento, a Abop está oferecendo (uma) bolsa integral ao 6º(sexto) participante.
A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341 – ITAU – Agência 8635, Conta Corrente nº 24.938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/ DF07. 343.300/001-00.
A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48 horas antes do inicio do evento, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.
VIII – REQUISITOS
Ter curso superior ou exercício profissional na área de contabilidade, auditoria, administração, planejamento, orçamento, assessoria e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas.
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