17º Curso de Metodologia e Planejamento de Auditoria de Risco

Localização
Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806

Categorias

Data / Hora Date(s) - 24/10/2022 a 28/10/2022
08:00 - 12:00

Valor do curso R$2.200,00


Brasília-DF, 24 a 28/10/2022
Horário: 08h às 12h

I – OBJETIVO

Propiciar que os servidores da área de controle interno/auditoria interna do setor público sejam capazes de avaliar a gestão de risco dos seus órgãos e entidades, elaborar planos de auditoria e realizar o planejamento das auditorias com base nos riscos existentes nas suas organizações, maximizando assim os resultados das auditoras planejadas e realizadas e minimizando o subjetivismo na escolha dos trabalhos.

II – PÚBLICO ALVO

Profissionais de controle interno/auditoria interna interessados na utilização do conceito de risco nas práticas de auditoria em entidades e órgãos públicos.

III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ao final do curso os alunos serão capazes de:

– conhecer o que é necessário para uma organização ser gerenciada com base em riscos;
– posicionar corretamente a unidade de auditoria interna relativamente ao seu papel na gestão de riscos corporativa;
– construir um modelo de Plano de Auditoria que utilize parâmetros baseados em risco.
– realizar o planejamento de uma auditoria com base na coleta e tratamento de dados, de forma a potencializar os resultados do trabalho

IV – A ESTRUTURA E CONTEÚDO

  1. Conceito de Risco;
  2. Elementos Associados ao Risco;
  3. Percepção de Riscos; Percepção x Decisão;
  4. Como o risco afeta a tomada de decisões;
  5. Consciência sobre os riscos; Problema x Risco;
  6. Categorização de Riscos;
  7. Identificação de riscos;
  8. Termos relativos ao Risco: Evento, Causas do risco, Consequências do risco.
  9. Avaliação e Tratamento de Riscos; Critérios para avaliação de riscos;
  10. Risco Inerente x Risco Residual;
  11. Tratamento de Riscos;
  12. Apetite para o Risco;
  13. Matriz de Riscos;
  14. Enterprise Risk Management;
  15. Origens da Gestão de Riscos;
  16. Tipos de Gestão de Riscos;
  17. Governança x Gestão de Risco;
  18. Benefícios da gestão de riscos;
  19. Normas – Gestão de Riscos;
  20. ISO 31000;
  21. COSO;
  22. Elementos Necessários para GR: Comprometimento da Cúpula;
  23. Política de Gestão de Riscos; Estratégia x Gestão de Riscos;
  24. Gestão de Riscos x Mudanças Organizacionais;
  25. Processo de Gestão de Riscos;
  26. Treinamento; recursos; cultura e Gestão de Riscos;
  27. Risco e Cultura;
  28. Key Risk Indicators;
  29. Métodos de Identificação e Avaliação de Riscos e Controles. SWOT;
  30. Oficinas com gestores e colaboradores;
  31. Benchmarking de projetos externos semelhantes;
  32. Brainstorming; Entrevistas com Especialistas;
  33. Aprendizado/Analogia;
  34. Mapeamento de Processos;
  35. Uso do Mapeamento de Processos;
  36. Bow Tie; SWIFT;
  37. Simulações. Atuação da Auditoria Interna na Gestão de Riscos.
  38. Risco e Plano de Auditoria.
  39. Planejamento do trabalho de auditoria baseado em risco.

V – CARGA HORÁRIA E PERÍODO

O curso será ser realizado no período de 24 a 28/10/2022, horário das 08h às 12h, totalizando 20(vinte) horas aulas. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários ao desempenho do evento.

VI – LOCAL E INFORMAÇÕES

O evento será ministrado no Auditório da ABOP – SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806 – CEP: 70.318-900, Brasília-DF. Para maiores informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, na Internet acesse o endereço www.abop.org.br

VII – INSCRIÇÕES/CUSTO

Deverão ser feitas através do preenchimento da Ficha de Inscrição Online, enquanto houver vagas. O investimento da inscrição é de R$ 2.200,00 ( dois mil e duzentos reais) por participante.

Para cada 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas, neste evento a Abop está oferecendo 01(uma) bolsa integral adicional.

A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341 – ITAU – Agência 8635, Conta Corrente nº 24.938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/ DF07. 343.300/001-00.

A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48 horas antes do inicio do evento, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.

VIII – REQUISITOS

Ter curso superior ou exercício profissional na área de contabilidade, auditoria, administração, planejamento, orçamento, assessoria e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas.


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