Curso de Excel Avançado Aplicado ao Setor Público – Ao Vivo e Online

Ao vivo

Localização
Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806

Categorias

Data / Hora Date(s) - 28/11/2022 a 02/12/2022
14:00 - 18:00

Valor do curso R$1.600,00


Brasília-DF, 28/11 a 02/12/2022
Horário do evento: 14h às 18h

CARACTERÍSTICAS DOS CURSOS 100% ONLINE E AO VIVO

  1. A ABOP, oferece os treinamentos online e ao vivo, onde o aluno poderá com interagir entre eles e com o professor em tempo real.
  2. Serão mantidas e oferecidas a mesma qualidade já reconhecida nos cursos presenciais em que ministramos.
  3. As aulas virtuais ao vivo terão duração de 4 horas diárias onde o aluno receberá o material em arquivo eletrônico, bem como o certificado digital.

I – INTRODUÇÃO

O curso de Excel Avançado aperfeiçoa o uso dos recursos desta ferramenta, possibilitando ao usuário aprimorar a coleta, análise e apresentação de informações necessárias à tomada de decisões.

II – OBJETIVO

O curso de Excel Avançado de destina a servidores públicos federais que necessitem aprimorar seus conhecimentos do Excel para a manipulação e tratamento de informações extraídas do Siafi Operacional, do Siafi Gerencial, de outros sistemas ou de dados em geral.

O aluno aprenderá nesse curso os fundamentos mais avançados do Excel.

O curso será integrado à prática dos servidores públicos federais por meio de exemplos e exercícios a partir de dados extraídos dos sistemas do Governo.

III – PRÉ-REQUISITOS

Ter conhecimentos básicos de informática, de navegação na Internet e de Excel Básico.

Para um melhor aproveitamento se recomenda que o aluno possua acesso ao Siafi Operacional e ao Siafi Gerencial. No entanto, se não tiver acesso, o aluno terá acesso a arquivos previamente elaborados para trabalho durante os treinamentos.

 IV – CONTEÚDO

O conteúdo do curso abrangerá os conhecimentos avançados do Excel necessários para a coleta, tratamento e divulgação de informações pelos servidores públicos federais.

Todos os módulos contarão com exercícios práticos relativos às práticas dos servidores públicos federais na extração e tratamento de informações coletadas dos sistemas estruturantes do Governo Federal.

Módulo I

Neste módulo o aluno fará uma revisão de conhecimentos básicos e aprimorará os conceitos básicos do Excel.

O Módulo 1 compreende o seguinte conteúdo:

1. Recursos avançados de formatação e impressão: Estilos de formatação; proteção de dados.
2. Classificação de dados: Classificação simples e composta.
3. Filtros de informações: Filtro para selecionar dados; Filtro avançado.
4. Pesquisas: Pesquisar informação específica em planilha Excel.
5. Proteção de arquivo e de células: Protegendo Dados; Senhas de Arquivos; Proteção de Planilhas; Ocultar Fórmulas; Análise de Dados.
6. Formatação condicional: Regras; Gerenciamento de regras.
7. Validação de dados: Configurações; e Mensagens.

Módulo II

Neste módulo o aluno aprenderá a trabalhar com fórmulas e funções, praticando com as principais fórmulas e funções. Aprenderá também a trabalhar com subtotais.

O Módulo 2 compreende o seguinte conteúdo:

1. Fórmulas e funções avançadas: Se, E, Ou, Somase, Cont.Se, Cont.núm,  Procv, Proch, Concatenar, Ext.texto.
2. Auditoria de fórmulas: Definir e utilizar nome de células.
3. Totais e Subtotais: Totalizações; Inserindo subtotais.

Módulo III

Compreensão do uso de gráficos e tabelas dinâmicas. Aprenderá a importância do uso dessas funcionalidades.

Neste módulo será ofertado o seguinte conteúdo:

1. Ferramentas de tratamento de dados do Excel: Tabela e Gráfico Dinâmico;
2. Tabela Dinâmica: Edição, Formatação e Alteração de Layout; Alteração e Atualização de Fonte de Dados; Opções de Cálculo (Soma, Média,Etc…); Mostrar valores como (% do Total, Classificação, Índices, Linha Pai/Filho); Agrupamento de Datas e Valores Numéricos; Função INFODADOSTABELADINÂMICA; Campo Calculado; Segmentação de Dados; Gráfico Dinâmico; Tabela Dinâmica de Várias Planilhas; Tabela Dinâmica com Fonte de Dados Externa;
3. Gráfico Dinâmico: Tipos de gráficos; Modelos de gráfico; Linha de tendência; Combinação de gráficos.

Módulo IV

Neste módulo será demonstrado os requisitos para importação e tratamento de dados de outros formatos.

Descrição do módulo:

1. Importando dados para o Excel: Do Access; do Word; de Outras fontes; e Texto para colunas.
2. Trabalhando com importação e dados: Importação de Texto; Importando Dados; Funções de Texto; Converter Texto em Tabela; Opções dos Comandos; Extraindo Mais Recursos do Ambiente; Opções Extras dos Comandos.

Módulo V

Neste módulo será apresentado os requisitos para  o uso de gravação de macros do Excel

Descrição do Módulo:

1. Macros: Definição; Tipos de Macro; Criando Macros; Associando uma Macro a um Botão.
2. Exercícios práticos de fixação

V – CARGA HORÁRIA E PERÍODO DE REALIZAÇÃO

O curso possui carga horária de 20 horas, divididas em 5 módulos de 4 horas. Cada módulo explora uma área do conhecimento do Excel com respectiva aplicação ao Siafi Operacional, ao Siafi Gerencial e a outros sistemas e informações em geral e será realizado no período de 28/11 a 02/12/2022, no horário das 14h às 18h. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários à participação no evento.

VI – LOCAL, VALOR INSCRIÇÃO E INFORMAÇÕES

O evento será ministrado na plataforma Zoom Para maiores informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, na Internet acesse o endereço www.abop.org.br.

As inscrições deverão através do preenchimento da Ficha Online, enquanto houver vagas. O investimento na inscrição é de R$ 1.600,00(hum mil e duzentos reais) por participante.

Para cada 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas neste evento,  a Abop está oferecendo 01(uma) bolsa integral adiconal.

A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341 – ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24.938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF 07.343.300/001-00.

A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48h antes do inicio do evento, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.

VII – REQUISITOS

Ter curso superior ou exercício profissional na área de contabilidade, auditoria, administração, planejamento, orçamento, assessoria e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas.

VIII. REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS PARA OS CURSOS ONLINE

Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:

a) Computador com bom desempenho;
b) Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
c) Webcam e microfone;
d) Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone); e
e) Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

AMBIENTE: Curso ministrado em plataforma de videoconferência, totalmente ao vivo.

ACESSO: Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.


Não Sabe onde ficar? Confira a lista de hotéis em Brasília

Você deve estar logado para postar um comentário

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá,
Como podemos ajudar?