48º Curso de Auditoria e Controles Internos Governamentais – Turma Confirmada!

Localização
Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806

Categorias

Data / Hora Date(s) - 11/03/2024 a 15/03/2024
08:00 - 18:00

Valor do curso R$0,00


Brasília-DF, 11 a 15/03/2024
Horário das 08h às 12h e 14h às 18h
Curso Confirmados

I – JUSTIFICATIVA

A atividade da auditoria é essencial para que qualquer organização, pública ou privada, alcance bons resultados com segurança e de acordo com as leis e regulamentos.
É crescente na administração pública brasileira o esforço de adesão às normas internacionais de auditoria. Exemplo disso, são a Instrução Normativa CGU nº 3/2017 e a Resolução CNJ nº 309/2020. Essas e outras normas estabelecem referenciais de auditoria interna baseados em gestão de risco, integridade e governança, em linha com as normas do Institute of Internal Auditors (IIA), adotadas e reconhecidas em todo o mundo.  
Com isso, o profissional de auditoria interna governamental tem sido visto, cada vez mais, como parte da solução dos problemas, ao invés de ser alguém que cria dificuldades. Para consolidar essa imagem, o auditor precisa compreender os conceitos que fundamentam essa transformação, além de estar preparado para aplicar as mais modernas técnicas de avaliação e de consultoria.
O conteúdo programático deste curso foi elaborado com base nas normas e orientações do IIA, do Tribunal de Contas da União (TCU), da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), bem como nas melhores práticas observadas na atuação desses órgãos. Foi inserido, também, conteúdo relacionado à aplicação de técnicas de auditoria de forma remota, que é uma tendência bastante forte em todo o mundo.
A proposta é de um curso telepresencial, que alia as vantagens da educação à distância (aulas em casa e relativa flexibilidade de horário para os exercícios individuais) com as da capacitação presencial (interação direta com o instrutor e com os colegas). A principal característica desse modelo é a mescla da teoria com a prática, que se dará por meio de atividades dirigidas em grupo, com utilização de aplicativos e plataformas de comunicação, sob a supervisão do instrutor.
Trata-se, portanto, de um curso atual tanto no conteúdo quanto na didática e nos meios utilizados para potencializar o aprendizado.

 II – OBJETIVO

Capacitar os participantes para o desempenho de atividades de auditoria interna com elevado nível de qualidade, compatível com os padrões definidos em normas internacionais e nacionais de auditoria governamental, de modo a habilitá-los para que contribuam no alcance dos objetivos das organizações a que servem e sejam impulsionadores da eficiência na gestão.

 III – PÚBLICO ALVO

Profissionais de auditoria interna e de tribunais de contas (estaduais e municipais), e demais interessados em práticas de auditoria sobre a aplicação de recursos públicos.

 IV – A ESTRUTURA E CONTEÚDO

  • Auditoria interna: conceito e propósito; Atividades de avaliação e de consultoria; Sistema de Controle Interno: componentes e funcionamento;
  • Normas de Auditoria: Red Book (IIA), NAT (TCU), Manual de Auditoria Operacional (TCU), IN CGU nº 3/2017, Resolução CNJ nº 309/2020 e outros padrões;
  • Princípios e requisitos éticos; Gestão de riscos. Linhas de defesa da administração. Controles internos administrativos. Referenciais COSO 1, 2 e 3;
  • Plano de Auditoria Interna baseado em riscos;
  • Planejamento da auditoria;
  • Matriz de Planejamento; Programa de trabalho;
  • Execução da auditoria;
  • Testes de auditoria;
  • Técnicas e procedimentos de auditoria; Aplicação remota de procedimentos de auditoria: requisitos, meios, pontos de atenção;
  • Documentação; Evidência em auditoria; Tipos de evidência;
  • Documentação das evidências; Achados de auditoria; Matriz de Achados;
  • Benefícios da ação de controle; Relatório de Auditoria: estrutura, requisitos de qualidade, construção participativa e elaboração de recomendações;
  • Plano de ação;
  • Monitoramento dos resultados da auditoria;
  • Controle de qualidade; Auditoria de natureza operacional (ANOp);
  • Dimensões do desempenho: economicidade, eficiência, eficácia, efetividade e eqüidade;
  • Diagnóstico de ambiente (análises SWOT e Stakeholder);
  • Diagnóstico de processo (mapas de processo e análise RECI);
  • Diagnóstico de desempenho (mapa de produtos e indicadores de desempenho).

V – METODOLOGIA, CARGA HORÁRIA E PERÍODO

O curso está programado para o período de 11 a 15/03/2024, no horário das 08h às 12h e 14h às 18h, totalizando 40 (quarenta) horas/aula. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários ao desempenho do evento.

VI – INFORMAÇÕES

O evento será ministrado no Auditório da ABOP – SCS, Qd. 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806 – CEP: 70.318-900, Brasília-DF. Para maiores informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, na Internet acesse o endereço www.abop.org.br

VII – INSCRIÇÕES

Deverão ser feitas diretamente através do preenchimento da ficha online, enquanto houver vagas. O investimento da inscrição é de R$ 2.800,00 ( dois mil e oitocentos reais) por participante.

Para cada 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas neste evento,  a Abop está oferecendo 01(uma) bolsa integral adicional.

 A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341– ITAU – Agência 8635, Conta Corrente nº 24938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF 07.343.300/001-00.

A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48 horas do inicio do mesmo, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.

VIII – REQUISITOS

Ter curso superior ou exercício profissional na área de auditoria, planejamento, orçamento e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas.


Não Sabe onde ficar? Confira a lista de hotéis em Brasília

Você deve estar logado para postar um comentário

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá,
Como podemos ajudar?