3º Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas da Abop – Evento Confirmado!

Localização
Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806

Categorias

Data / Hora Date(s) - 20/10/2025 a 24/10/2025
14:00 - 18:00

Valor do curso R$2.200,00


Brasília-DF, 20 a 24/10/2025
Horário das 08h às 12h e 14h às 18h

I  – OBJETIVO

Atualizar, aperfeiçoar e gerar conhecimentos relativos aos instrumentos de planejamento, orçamento, administração financeira e compras no âmbito da Administração Pública Federal, por meio de discussão e disseminação dos aspectos mais relevantes aos temas expostos.
Propiciar maior capacitação dos servidores e gestores públicos federais envolvidos com as atividades próprias do ciclo de gestão de recursos públicos.

II. PÚBLICO -ALVO

Servidores e/ou Gestores Públicos Federais, usuários dos principais sistemas corporativos do GOVERNO FEDERAL que atuem em rotinas de planejamento, administração orçamentária e financeira, bem como em processos de compras de mercadorias e contratação de serviços, controle interno, controle externo e auditoria.

III. REALIZAÇÃO, APOIO E PARCERIAS

Realização:
Associação Brasileira de Orçamento Público – ABOP

Apoio:
Secretaria de Orçamento Federal – SOF
Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento – ASSECOR
Conselho Nacional de Secretário de Estado de Planejamento – CONSEPLAN

Parcerias:
São órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios que estabeleçam parceria com os organizadores do evento. Para parceiros são reservadas vagas conforme a capacidade de atender em cada região. Caso a área de recursos humanos do órgão/entidade se interesse em fazer parceria deverá entrar em contato com a Associação Brasileira de Orçamento Público – ABOP, por meio do telefone (61) 98613-1742 ou e-mail semana.abop@abop.org.br.

IV. PERÍODO / LOCAL

Período: 20 a 24 de outubro de 2025 – Brasília/DF

Horário: 08h às 12h e 14h ás 18h

Local de Credenciamento e Abertura: a definir

Local da Realização das Oficinas: ABOP – SCS – Quadra 02 – Bloco B – Edifício Palácio do Comércio – Asa Sul – Brasília/DF + Add New Event Category

Para este evento, serão disponibilizadas 300 vagas e seguirá o cronograma abaixo, que poderá sofrer alterações a critério da Coordenação.

Clique aqui para efetuar sua inscrição !!

V. PROGRAMAÇÃO

A distribuição da programação conterá palestra e oficinas de trabalho, algumas com aulas práticas.
O intervalo nas oficinas será de 15 minutos para descanso e coffee break.

VI. PALESTRAS

As palestras têm o objetivo de proporcionar aos treinandos uma visão geral do processo de planejamento, orçamento, administração financeira e compras no âmbito do Governo Federal.

VII. OFICINAS

As oficinas de trabalho têm o objetivo de proporcionar aos treinandos uma visão específica do processo de planejamento, orçamento, administração financeira e compras no âmbito do Governo Federal, de acordo com as necessidades de cada aluno.

Cada oficina terá a duração mínima de 4 horas com intervalo de 15 minutos, entre 10h30 e 10h45 ou 16h00 e 16h15. A oficina será ministrada sobre aspectos específicos e aprofundados do assunto, tendo inclusive, para algumas delas, aulas práticas.

Durante 5 (cinco) dias, todos os participantes serão distribuídos em salas de aulas ou em laboratórios e no final passarão por no máximo 9 (nove) oficinas de trabalho específicos.

As OFICINAS confirmadas:

    • Análise e Regularizações Contábeis;
    • Gestão e Acompanhamento de Contratos com base no TCU;
    • Lei de Responsabilidade Fiscal;
    • Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei 14133/2021);
    • Orçamento Público;
    • Orçamento Público e Classificações Orçamentárias (Teoria);
    • SIOP – Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento;
    • Noções de TED com prática no Transferegov;
    • Tesouro Gerencial Avançado;
    • Tesouro Gerencial Básico.

VIII. CERTIFICAÇÃO

 A Associação Brasileira de Orçamento Público – ABOP emitirá certificado de participação somente para o participante que obtiver o mínimo de 80% (oitenta por cento) de frequência na carga horária total do evento (40 horas). O Participante não necessitará apresentar justificativa para faltas uma vez que tem direito a se ausentar por 8 horas.

Os certificados serão encaminhados (via e-mail informado) na semana seguinte ao evento.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

    1. Para maior conhecimento do que será ministrado nas oficinas e para que os participantes possam acompanhar os assuntos que serão abordados em sala de aula, as Ementas serão disponibilizadas no site da ABOP, antes do início da escolha das oficinas por parte dos participantes confirmados. Todo o material ficará à disposição durante o ano vigente e sempre estará atualizado para a próxima Etapa a ser realizada;
    2. Não serão fornecidas cópias impressas das apresentações utilizadas nas palestras e oficinas;
    3. Ressaltamos que o Credenciamento e a Abertura serão em local diferente das Oficinas, com endereço ainda a definir.
    4. É importante observar que a SEMANA ORÇAMENTÁRIA é um evento com OFICINAS, não são CURSOS. Existe um “limite” de carga horária, pois são várias oficinas ofertadas. O objetivo é que o servidor possa atualizar-se em vários assuntos durante a semana do evento. Caso o servidor necessite de aprofundamento específico em algum tema de sua necessidade, a ABOP oferece inúmeros Cursos com cargas horárias adequadas à capacitação proposta. Esses cursos ficam ofertados no link https://www.abop.org.br/cursos/.
    5. Para baixar todas as certidões disponíveis, acesse: Certidões e Declarações – ABOP. Caso necessite de alguma outra certidão que não conste na lista, favor nos solicitar através do e-mail abop@abop.org.br.

IX. INSCRIÇÕES

Clique aqui para efetuar sua inscrição !!

 

 


Não Sabe onde ficar? Confira a lista de hotéis em Brasília

Você deve estar logado para postar um comentário

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá,
Como podemos ajudar?