Brasília-DF, 24 a 28/03/2025
Horário: 08h ás 12h
I. OBJETIVO
Fortalecer a capacidade de gestão de projetos na administração pública, fornecendo aos servidores e demais participantes conhecimentos sobre a importância da gestão eficiente de projetos no setor público, abordando tanto aspectos teóricos quanto práticos. O curso visa capacitar os participantes para aplicar técnicas e ferramentas de gestão de projetos, alinhadas aos objetivos estratégicos governamentais, melhorando a eficiência, eficácia e a entrega de serviços públicos.
Ao final do curso, o participante deverá ser capaz de:
• Compreender os princípios fundamentais da gestão de projetos.
• Identificar as etapas do ciclo de vida de um projeto;
• Aplicar métodos e ferramentas de gestão de projetos no contexto da administração pública;
• Reconhecer a importância do alinhamento de projetos aos objetivos estratégicos governamentais;
• Gerenciar recursos, riscos e stakeholders de maneira eficaz; e
• Entender o papel e as funções de um Escritório de Projetos (PMO) na administração pública.
II. PÚBLICO-ALVO
Destina-se a atender o público em geral e, em especial, aos profissionais e técnicos ligados às áreas de administração pública, planejamento governamental, políticas públicas e finanças governamentais, além de gestores públicos, administradores e economistas.
III. ESTRUTURA E CONTEÚDO
1. INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETOS
– 1.1. Definição e conceitos básicos de gestão de projetos
– 1.2. Breve histórico da gestão de projetos no setor público
– 1.3. Diferenças entre gestão de projetos no setor público e privado
2. CICLO DE VIDA DE UM PROJETO
– 2.1. Iniciação do projeto
– 2.2. Planejamento do projeto
– 2.3. Execução do projeto
– 2.4. Monitoramento e controle do projeto
– 2.5. Encerramento do projeto
3. FERRAMENTAS E TÉCNICAS DE GESTÃO DE PROJETOS:
– 3.1. Estrutura Analítica do Projeto (EAP)
– 3.2. Planejamento de tempo e cronograma (Gantt, CPM, PERT)
– 3.3. Gestão de recursos e custos
– 3.4. Gestão de riscos
– 3.5. Gestão de Escopo
– 3.6. Gestão da qualidade
– 3.7. Gestão de stakeholders
4. GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROJETOS NO SETOR PÚBLICO:
– 4.1. Alinhamento de projetos aos objetivos estratégicos governamentais
– 4.2. Governança de projetos na administração pública
– 4.3. Indicadores de desempenho e avaliação de projetos
5. ESCRITÓRIO DE PROJETOS (PMO):
– 5.1. Definição e tipos de PMO (Projetos, Programas, Portfólio)
– 5.2. Funções e responsabilidades do PMO na administração pública
– 5.3. Benefícios de um PMO na gestão de projetos públicos
IV. METODOLOGIA E CARGA HORÁRIA
Ao longo do curso serão apresentados aspectos teóricos e práticos dos temas relacionados. Assim, haverá aulas expositivas, com apresentação de slides e resolução de exercícios.
O curso terá duração de 20 (vinte) horas/aula e será conduzido de forma presencial em 5 (cinco) encontros, de 4 (quatro) horas de duração cada, para uma turma de até 30 (trinta) alunos. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas (PDF) com slides e referências bibliográficas necessários à participação no evento.
Haverá, ainda, exercícios práticos, estudos de caso e dinâmicas de grupo para fixação dos conceitos. Além dos exercícios, será aplicada uma dinâmica de aprendizado ao final do curso para verificação do aprendizado e fixação dos conceitos.
O curso será ministrado por especialistas com vivência prática na área, que trarão aos participantes conhecimento sobre como planejar, gerenciar e concluir projetos de forma eficaz, alinhados aos objetivos estratégicos da administração pública, e como estabelecer e operar um Escritório de Projetos (PMO) para suportar essa gestão.
V. LOCAL, VALOR E INFORMAÇÕES
O curso será ministrado nas instalações da ABOP – SCS, Qd. 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806 – CEP: 70.318-900, Brasília-DF. Para mais informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, na Internet acesse o endereço www.abop.org.br.
O evento está programado para o período de 24 a 28/03/2025, no horário das 08h ás 12h, totalizando 20(vinte) horas/aula. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários à participação no evento.
VI. INSCRIÇÕES
Deverão ser feitas diretamente através do preenchimento da ficha online, enquanto houver vagas. O investimento da inscrição é de R$ 2.200,00 ( dois mil e duzentos reais) por participante.
Para cada 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas neste evento, a Abop está oferecendo 01(uma) bolsa integral adicional.
A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341– ITAU – Agência 8635, Conta Corrente nº 24938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF 07.343.300/001-00.
A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48 horas do inicio do mesmo, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.
VII. DADOS DOS INSTRUTORES
Luiz Henrique Rodrigues da Silva (Coordenador do Curso e Professor)
• Graduação em Ciências Navais pela Escola Naval.
• Pós-Graduação em Administração pelo Centro de Instrução Almirante Wandenkolk
• Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (2005 a 2006)
• Mestre em Estudos de Gestão pela Universidade do Minho (2012 a 2014)
• 26 anos de experiência em Planejamento e Orçamento Público (1996 a 2022)
• 24 anos de experiência em Planejamento Estratégico (1998 a 2022)
• 24 anos de experiência em Análise e Melhoria de Processos (1998 a 2022)
• Coordenador do Projeto de implantação do programa de melhoria da Gestão Pública na Marinha do Brasil (Diretoria de Administração da Marinha, 2007 a 2008)
• Assessor de Planejamento e Monitoramento Orçamentário da Diretoria de Administração da Marinha (2008 a 2010)
• Assessor para estruturação financeira de projetos de obtenção de navios para a Marinha do Brasil e Assessor para Gestão do Contrato de Financiamento do Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha do Brasil (Secretaria Geral da Marinha, 2010 a 2012)
• Assessor para Planejamento Estratégico e Orçamentário e para Monitoramento de Metas e Chefe do Escritório de Projetos da Marinha do Brasil (Diretoria de Gestão de Projetos da Marinha, 2015 a 2020)
• Professor das disciplinas de Planejamento e Administração Orçamentária e Financeira em cursos de pós-graduação.
Márcio Bastos Medeiros (Professor)
• Graduação em Ciências Navais pela Escola Naval.
• Pós-Graduação em Administração pelo Centro de Instrução Almirante Wandenkolk
• Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília
• Analista de Planejamento e Orçamento do MPOG desde 1998
• 24 anos de experiência em Planejamento e Orçamento Público (1998-2022)
• Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional e Gestão Estratégica da Unila (2010-2011)
• Secretário Adjunto de Planejamento e Orçamento do Maranhão (2011-2012)
• Assessor Especial na Secretaria de Planejamento do Espírito Santo. (2012-2014)
• Subsecretário de Estado de Orçamento do Espírito Santo (2015-2018)
• Secretário-Geral de Administração da Advocacia-Geral da União (2019-2020)
• Diretor de Planejamento, Orçamento, Finanças e Contabilidade da AGU (2020 – )
• Professor das disciplinas de Planejamento e Administração Orçamentária e Financeira em cursos de pós-graduação.
• Co-autor do Livro “Gestão de Finanças Públicas: Fundamentos e Práticas de Planejamento, Orçamento e Administração Financeira com Responsabilidade Fiscal (Volume 1)”, 4ª edição, Brasília/DF, Editora Gestão Pública (2022).
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A ABOP – Associação Brasileira de Orçamento Público é uma entidade privada sem fins lucrativos voltada fundamentalmente para o ensino, pesquisa e divulgação das técnicas orçamentárias e de gestão pública, com dezenas de anos de experiência no desenvolvimento institucional de órgãos e entidades públicos. Seus cursos abertos, sob o magistério de renomados especialistas, são contratados preferencialmente por inexigibilidade de licitação com fundamento no art. 25, inc. II, da Lei nº 8.666/1993, conforme Orientação Normativa/AGU nº 18, de 01/04/2009 (DOU de 07/04/2009, Seção 1, pág. 14), combinada com a Decisão/TCU nº 439/98 (DOU de 31/07/98); podendo-se contratá-la, alternativamente, por dispensa de licitação da forma do art. 24, inc. XIII da Lei nº 8.666/1993.