1º Curso sobre Treinamento para lideranças no serviço público federal, orientado pela Instrução Normativa SGP-ENAP/SEDGG/ME nº 21, de 1º de fevereiro de 2021

Localização
Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806

Categorias

Data / Hora Date(s) - 18/11/2024 a 22/11/2024
08:00 - 12:00

Valor do curso R$2.200,00


Brasília-DF, 18 a 22/11/2024
Horário do evento: 08h às 12h

I – APRESENTAÇÃO

O curso visa fortalecer as habilidades de liderança dos servidores e empregados públicos, com base nas competências definidas pela Instrução Normativa 21, de 1º de fevereiro de 2021. A capacitação abordará os grupos de competências nas áreas de pessoas, resultados e estratégias. A proposta tem como foco a aplicação prática dos conceitos, com apresentações de resultados, facilitando a implementação das habilidades adquiridas no ambiente de trabalho.

II – PÚBLICO ALVO:

Desenvolver competências de liderança nas áreas de pessoas, resultados e estratégias, conforme definido na Instrução Normativa 21 e no Decreto 9991, capacitando os participantes a liderar com assertividade, alinhando suas práticas às políticas e diretrizes estabelecidas.

III – OBJETIVO GERAL

Para acompanhamento das aulas os alunos receberão slides pertinentes ao curso e aos módulos apresentados.

IV – ESTRUTURA E CONTEÚDO

Módulo I – Introdução às Competências de Liderança

● Compreender as competências de liderança descritas na IN 21 e o impacto delas no serviço público;
● Definir e contextualizar as competências de liderança: pessoas, resultados e estratégias;
● Explorar o papel da liderança na promoção de mudanças e melhorias organizacionais.

Módulo II –  Competências de liderança – pessoas e relacionamentos interpessoais

● Utilizar autoconhecimento e inteligência emocional para consolidar a identidade de liderança, reconhecendo e gerenciando forças e fraquezas comportamentais;
● Contratar compromissos de desenvolvimento pessoal, identificando capacidades e limitações próprias;
● Guiar equipes para se alinharem à visão, missão e objetivos organizacionais, promovendo um ambiente inclusivo e cooperativo;
● Fomentar o desenvolvimento e o bem-estar da equipe, incentivando a aprendizagem contínua e o compartilhamento de conhecimento;
● Desenvolver habilidades para coordenar interesses, gerenciar conflitos e construir parcerias estratégicas, fortalecendo relações institucionais e promovendo a governança em rede.

Módulo III – Competências de liderança – Resultados

● Atender às necessidades e expectativas dos usuários, orientando a organização para alcançar resultados que envolvam a sociedade ativamente na formulação e implementação de políticas públicas;
● Alinhar as atividades da organização com os resultados esperados pelos usuários, promovendo uma cultura de envolvimento e participação social ativa;
● Dominar conhecimentos de gestão para tomar decisões estratégicas e eficazes, focando em desempenho, metas, resultados e impactos alinhados ao contexto organizacional e social;
● Adotar práticas de gestão orientadas por metas e resultados, assegurando que as ações organizacionais sejam eficientes e eficazes no contexto social em que se inserem;
● Fortalecer a capacidade de prever, reconhecer e lidar com crises, criando soluções estratégicas e inovadoras que abordem eficazmente situações de risco e pressão.

Módulo IV –  Competências de liderança – Estratégia

● Analisar tendências e contextos para antecipar cenários futuros, desenvolvendo e ajustando estratégias que alinhem os objetivos organizacionais com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social;
● Construir e aplicar estratégias que vão além do futuro imediato, antecipando tendências e desafios em contextos locais, regionais, nacionais e internacionais;
● Adotar novas abordagens na solução de problemas, criando um ambiente organizacional que favoreça a experimentação, a melhoria contínua e a implementação de ideias inovadoras e disruptivas;
● Desenvolver a capacidade de questionar abordagens convencionais e implementar mudanças incrementais ou disruptivas, preparando a organização para responder eficazmente a cenários futuros;
● Aperfeiçoar a habilidade de comunicar conceitos e estratégias com clareza, estabelecendo uma comunicação empática, persuasiva e influente que inspire confiança e legitime a atuação da organização.

Módulo V –  Apresentação de Resultados

● Definir ações futuras com base nos resultados apresentados;
● Revisar os principais conceitos e aprendizados do treinamento;
● Discutir o plano de desenvolvimento contínuo e próximos passos.

V – MÉTODOS DE APRENDIZAGEM ATIVA

● Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): Utilização de casos reais ou simulações que exijam dos participantes aplicação de seus conhecimentos para resolver problemas complexos, promovendo o pensamento crítico e a tomada de decisão.
● Discussões em Grupo e Dinâmicas de Equipe: Incorporação de discussões orientadas, debates e atividades em grupo para fomentar a troca de ideias, o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de habilidades interpessoais.
● Estudos de Caso: Análise de estudos de caso relevantes que permitam aos participantes conectar teoria e prática, identificando as melhores práticas e aprendendo com experiências passadas.
● Role-playing e Simulações: Criação de cenários em que os participantes possam simular situações reais do ambiente de trabalho, permitindo que pratiquem habilidades de liderança, tomada de decisão e comunicação em um ambiente controlado.
● Feedback Contínuo: Implementação de ciclos de feedback contínuo durante as atividades, possibilitando ajustes e reflexões imediatas sobre o desempenho e o processo de aprendizagem.

VI – DATA e LOCAL DE REALIZAÇÃO

O curso está previsto para ser realizado no período de 18 a 22/11/2024, no horário das 08h às 12h, totalizando 20 (vinte) horas/aula. Na oportunidade, cada participante receberá os livros e demais materiais necessários ao desempenho do evento.

O evento será ministrado no Auditório da ABOP – SCS, Qd. 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806 – CEP: 70.318-900, Brasília-DF. Para maiores informações utilize os telefones: (61) 3224-2613 ,(61) 3224-2159, e Fax: (61) 3225-1993, ou na Internet acesse o endereço www.abop.org.br .

VII – INSCRIÇÕES / CUSTO

Deverão ser feitas através do preenchimento da Ficha de Inscrição Online, enquanto houver vaga. O investimento da inscrição é de R$ 2.200,00(dois mil e duzentos reais) por participante.

Para cada 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas neste evento, a Abop está oferecendo 01(uma) bolsa integral adiconal.

A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341– ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24.938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF07.343.300/001-00.

A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48h antes do inicio do evento, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.

VII – REQUISITOS

Ter curso superior ou exercício profissional na área de planejamento, patrimônio, orçamento, administração e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas


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