45 anos de história e transformação
+13000 alunos capacitados

+ de 5.000 instituições atendidas
+ de 8000 curso/eventos realizados

ABOP
  • Abop
    • Quem somos nós?
    • Abop´s Regionais
    • Associados
    • Certidões e Declarações
    • Dirigentes
  • Acervo
    • Portifólio Abop
    • Folder Cursos Abop
    • Informativos
    • Índice de revista ABOP
  • Soluções Corporativas
    • Consultoria Tribunais
    • Consultorias
  • Semana Orçamentária
    • 1ª Semana Orçamentária – 04 a 08 de Novembro 2024
    • 2ª Semana Orçamentária – 23 a 27 de Junho de 2025
  • Programação de Cursos 2025
    • Programação de Cursos 2025
    • Cursos Presenciais e Online
    • Cursos In Company
  • Eventos
    • 1º Congresso CONSEPLAN
    • 2ª Semana Orçamentária – 23 a 27 de Junho de 2025
Events list
I CURSO DE SIAFI OPERACIONAL PARA INICIANTES
Financeiro
20-10-15

I – OBJETIVO:

 O Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) é a ferramenta governamental para a execução e o controle orçamentário, financeiro e patrimonial das unidades administrativas federais. O curso para alunos iniciantes é proposto para que novos servidores e/ou empregados públicos federais possam compreender conceitos básicos da Administração Pública Federal e utilizar os instrumentos disponibilizados pelo sistema Siafi de uma maneira eficaz. Ao final do curso, o aluno estará apto a:

• Entender os principais conceitos da Administração Pública Federal utilizados no sistema Siafi.
• Compreender o papel do sistema Siafi na Administração Pública Federal.
• Acessar o sistema Siafi.
• Diferenciar crédito de recurso.
• Compreender a importância da Contabilidade aplicada ao Setor Público para o melhor aproveitamento das ferramentas do sistema Siafi.
• Consultar os documentos registrados no SIAFI.
• Consultar transações da execução orçamentária e financeira.
• Participar do curso “Execução Orçamentária e Financeira no Siafi, para maior detalhamento do sistema Siafi.

II – PÚBLICO ALVO:

Destina-se a atender, prioritariamente, a novos servidores e/ou empregados públicos federais, profissionais de administração, economia, gestores públicos que trabalhem com informações orçamentárias e financeiras, bem como pessoas interessadas nos fundamentos básicos necessários para a utilização do sistema Siafi nas ações de acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial das diversas esferas de governo.

III – MATERIAL DIDÁTICO:

Para acompanhamento das aulas os alunos receberão gratuitamente a título de material didático o o livro Curso de Siafi – Uma Abordagem Prática da Execução Orçamentária e Financeira – Volume 1 (Execução Orçamentária e Financeira). Toda a estrutura do curso está baseada nos dois livros que apresentam o seguinte conteúdo:

siafi i Curso de Siafi (3ª Edição)

Uma Abordagem Prática da Execução Orçamentária e Financeira

500 páginas

Volume I – Execução Orçamentária e Financeira

Autores:

Paulo Henrique Feijó

Liane Ferreira Pinto

Francisco Glauber Lima Mota

Louise Caroline e Silva

Capítulos

1 – Sistemas Informatizados do Governo Federal Integrados ao Siafi
2 – Apresentação e Conceitos Básicos do Sistema
3 – Principais Verbos, Transações e Tabelas Administrativas
4 – Subsistema de Contas a Pagar e a Receber (CPR)
5 – Tabelas de Apoio ao Orçamento
6 – Descentralização de Créditos e Empenho da Despesa
7 – Programação Financeira e Descentralização de Recursos
8 – Receita Pública e a Guia de Recolhimento da União (GRU)
9 – Liquidação da Despesa Orçamentária
10 – Sistemática de Pagamento
11 – Modalidades de Pagamento
12 – Regras Gerais de Retenção e Recolhimento de Tributos e Contribuições
13 – Modalidades de Retenção e Recolhimento de Tributos e Contribuições
14 – Folha de Pagamento
15 – Consultando a Execução Orçamentária e as Transferências
16 – Conformidades no Siafi

IV – ESTRUTURA E CONTEÚDO:

Módulo I – Noções de Administração Pública Federal
1. Diferença entre órgãos da administração direta e indireta de acordo com o Decreto-Lei nº 200/67. 2. Ciclo orçamentário. 3. Noções dos instrumentos de planejamento governamental: PPA, LDO, LOA. 4. Princípios orçamentários. 5. Distinção entre crédito e recurso. 6. Entendendo as etapas da execução da despesa (empenho, liquidação e pagamento).

 

Módulo II – Acesso ao sistema Siafi
1. Histórico do sistema Siafi 2. Acesso ao ambiente Siafi (ambiente HOD) 3. Acesso ao sistema Siafi (ambiente Web) 4. Explorando o cabeçalho do Siafi (alterar cores da tela, gravar macros, copiar/colar documentos) 5. Visualizando a árvore do Siafi 6. Trabalhando detalhadamente o módulo Comunica (ambientes HOD e Web) 7. Exercícios práticos no sistema.

 

Módulo III – Noções de Contabilidade aplicada ao Setor Público (CASP)
1. CASP: Conceitos Básicos. 2. Equação Fundamental da Contabilidade 3. Método de partidas dobradas. 4. Apresentando o Plano de Contas aplicado ao Setor Público (PCASP). 5. O registro contábil no Siafi. 6. Apresentando a transação CONCONTA. 7. Consultas básicas de saldos contábeis no Siafi (>CONRAZAO e >BALANCETE) 8. Exercícios práticos no sistema.

 

Módulo IV – Principais transações e documentos relacionados ao Siafi
1. Explorando o Portal Siafi. 2. Explorando o Manual Siafi. 3. Apresentando os verbos do sistema Siafi 4. Diferença entre unidade gestora e unidade orçamentária. 5. Apresentando as transações CONORGAO, CONUG e CONUO. 6. 7. Identificando os principais documentos da execução da despesa pública no Siafi (ND, NC, NE, PF, NS, OB). Exercícios práticos no sistema.

 

Módulo V – Dinâmica de Avaliação do Aprendizado
O aluno participará de dinâmica de verificação de aprendizado de todo o conteúdo do curso a partir de exercícios teóricos relacionados à utilização do sistema Siafi.

V – METODOLOGIA E PERÍODO

 Ao longo do curso serão apresentados aspectos teóricos e práticos dos temas relacionados. Assim, haverá aulas expositivas, com apresentação de slides baseados no livro; e aulas práticas, com acesso ao SIAFI Operacional, acompanhadas de exercícios e análise de casos práticos.
O período de realização será de 16 a 20/09/2019, no horário das 08h às 12h, totalizando 20 (vinte) horas/aula. Na oportunidade, cada participante receberá o livro e demais materiais necessários ao desempenho do evento.

 VI – LOCAL E INFORMAÇÕES:

 O curso poderá ser ministrado no Auditório da ABOP – SCS, Qd. 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806 – CEP: 70.318-900, Brasília-DF ou nas instalações desse Órgão.  Para mais informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, na Internet acesse o endereço www.abop.org.br.

 VII – INSCRIÇÕES / CUSTO:

Deverão ser feitas diretamente na Secretaria da entidade, pelo e-mail secretaria@abop.org.br ou fax (61) 3225-1993, até 13 de setembro de 2019 ou enquanto houver vaga, mediante o preenchimento da ficha anexa. O investimento da inscrição é de R$ 1.800,00(hum mil e oitocentos reais) por participante.

Para cada 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas,  a Abop está oferecendo 01(uma) bolsa integral.

A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341– ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24.938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF07.343.300/001-00.

 A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48h antes do inicio do evento, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.

 VII – REQUISITOS

Ter curso superior ou exercício profissional na área de planejamento, patrimônio, orçamento, administração e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas.

Buy tickets

Contato

Telefone: (61) 3224-2613
E-mails:
abop@abop.org.br
treinamento@abop.org.br
secretaria@abop.org.br
Endereço: S.C.S, Quadra 02 Bloco "B" Nº 20, Edifício Palácio do Comércio 8" Andar, Salas 801/806, 901/906
CEP: 70.318-900 Brasília/DF - Brasil

Últimas Notícias

  • Modalidades de Cursos
  • Disponível Programação de Cursos para 2025

Pesquise no site….

All Rights Reserved by ABOP

Open chat
Precisa de ajuda?
Powered by Join.chat
Olá,
Como podemos ajudar?