30º Curso Tesouro Gerencial – Sistemas de Consultas Financeiras do Governo e Noções do Tesouro Gerencial

Tesouro Gerencial Básico

Localização
Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806

Categorias

Data / Hora Date(s) - 18/07/2022 a 22/07/2022
08:00 - 12:00

Valor do curso R$0,00


Curso Confirmados

O novo programa contempla a situação atual com os conceitos e caracterísitcas do Novo Tesouro Gerencial

Brasília-DF, 18 a 22/07/2022
Horário do evento: 08h ás 12h

I – OBJETIVO:

O Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI é um dos mais abrangentes instrumentos para o acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial conhecidos no mundo.
A implantação, a partir de 1º de janeiro de 2015, do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público – PCASP no âmbito da União, proporcionará o aprimoramento do processo de consolidação das contas públicas nos três níveis de governo e a convergência aos padrões internacionais de contabilidade do setor público.
Para se adaptar a essa mudança houve a necessidade alterações do SIAFI para adequação à nova contabilidade do PCASP, tanto quanto a execução dos procedimentos contábeis patrimoniais específicos, como quanto às consultas à base de dados do sistema.
Também se fez necessário o desenvolvimento de uma nova ferramenta de consultas gerenciais sobre dados da execução orçamentária, financeira e patrimonial, o Tesouro Gerencial, que substituirá o Siafi Gerencial para consultas a essa base de dados a partir do exercício de 2015. Esse sistema, desenvolvido sobre uma nova plataforma, proporcionará mais flexibilidade aos gestores para realizar as mais diversas consultas gerenciais.
Sendo assim, se faz necessário o treinamento dos usuários da Administração Pública Federal sobre esse novo sistema, para consultas baseadas nas novidades advindas da implantação do PCASP no SIAFI.
O curso visa a propiciar aos participantes, a possibilidade de conhecer o Tesouro Gerencial, desenvolver suas potencialidades por meio da utilização de todas as ferramentas disponíveis e indispensáveis ao fiel desempenho das ações pertinentes ao Tesouro Gerencial.

Também serão apresentadas noções básicas sobre o Siafi Gerencial, que continua em operação para consulta aos dados sobre a execução orçamentário-financeira até o exercício de 2014. Para fixação dos conceitos de todo o conteúdo, em cada aula os assuntos tratados serão abordados de forma prática por meio de exercícios simulados, bem como situações apresentadas pelos alunos relativas a peculiaridades de suas atividades.  Ao final do curso o aluno estará apto a:

    • Entender a estrutura das classificações constantes do orçamento público, suas formas de apresentação e realizar consultas orçamentárias;
    • Identificar as etapas da execução da despesa e sua caracterização: empenho, liquidação e pagamento;
    • Extrair informações sobre a execução orçamentária e financeira da despesa utilizando o Tesouro Gerencial;
    • Consultar informações sobre receitas em diversas formas;
    • Criação e compartilhamento de relatórios gerenciais;
    • Extrair documentos registrados no SIAFI: NC, NE, PF, OB, NL, entre outros;
    • Operar basicamente o Siafi Gerencial.

II – PÚBLICO ALVO:

Destina-se a atender, prioritariamente, a coordenadores, gerentes, especialistas e técnicos envolvidos nas ações de acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial das diversas esferas de governo, e profissionais de administração, economia e gestores públicos que trabalhem com informações orçamentárias e financeiras.

III – RESULTADOS ALCANÇADOS

Ao concluir o curso de Tesouro Gerencial, os alunos estarão aptos a realizar as diversas consultas gerenciais, como: dotação orçamentária; descentralização de créditos; despesas empenhadas, liquidadas e pagas; receita pública; convênios; cota financeira; além de várias outras. É importante mencionar que o Tesouro Gerencial permite flexibilidade ao gestor na elaboração das consultas de modo que os relatórios são apresentados de maneira mais conveniente ao usuário. O Tesouro Gerencial é um sistema que utiliza todas as contas contábeis do SIAFI operacional. Logo, qualquer informação de natureza orçamentária, financeira e patrimonial está disponível nesse sistema. Os alunos também estarão aptos a realizar consultas básicas no Siafi Gerencial.

III – ESTRUTURA E CONTEÚDO:

MÒDULO I: Conceitos Básicos de Administração Financeira e Orçamentária e Introdução ao Tesouro Gerencial

1. Noções de Administração Orçamentária e Financeira
2. Relacionamento SIAFI x Tesouro-Gerencial.
3. Estrutura da informação no Tesouro Gerencial: A informação orçamentária; Classificação por Natureza da Receita; Classificação por Natureza da Despesa; Classificação por Fonte de Recursos; A Célula orçamentária; Principais contas contábeis da Execução Orçamentário-Financeira e seus contas correntes.
4. Introdução ao Tesouro Gerencial: Histórico; Arquitetura; Plataforma BI; Tesouro Gerencial x Siafi Gerencial; Conceitos (atributos, métricas, linhas e colunas); Navegação pelo Sistema; Menus; Principais características; Funcionalidades; Filtros; Prompts; Grupos Personalizados; Relatórios em Branco; Relatórios de Bancada; Relatórios Compartilhados; Meus Relatórios; e formatos de saída.

MÓDULO II: Consultas Básicas no Tesouro Gerencial

1. Tabelas do Tesouro Gerencial: Estrutura organizacional; UG; Órgão; e UO.
2. Documentos do SIAFI: Nota de Empenho (NE), Nota de Crédito (NC), Proposta de Programação Financeira (PF), Ordem Bancária (OB), Nota de Lançamento (NL), entre outros.
3. Consultas Básicas utilizando Relatórios de Bancada: Crédito Disponível.

MÓDULO III: Dotação Orçamentária e Descentralização de Créditos

1. Projeto de Lei Orçamentária Anual.
2. Dotação Inicial.
3. Créditos Adicionais: suplementar, especial e extraordinário.
4. Dotação Autorizada.
5. Provisão e Destaque Orçamentário. 6. Consultas no Tesouro Gerencial sobre Dotação Orçamentária e Descentralização de Créditos: Escolher Relatório de Bancada; Selecionar atributos; Inserir novos atributos e métricas; realizar consulta; exportar dados.

MÓDULO IV: Execução Orçamentária e Financeira da Despesa Parte I

1. Noções do PCASP
2. Execução simplificada da despesa.
3. Principais contas de despesa e seus contas correntes.
4. Consultas de Execução da Despesa: por Unidade Gestora, programa, fonte, projeto/atividade, elemento da despesa e suas inter-relações.
5. Criação de relatórios: por meio de Relatórios de Bancada; por meio de Relatórios em Branco, selecionando Itens de Informação, contas contábeis, atributos e métricas.
6. Criação de filtros, prompts e grupos personalizados.
7. Salvar consultas em Meus Relatórios.

MÓDULO V: Execução Orçamentária e Financeira da Despesa Parte II

1. Consultas de Execução da Despesa: por Credor, Empenho e Subitem.
2. Criação de relatórios: por meio de Relatórios de Bancada; por meio de Relatórios em Branco, selecionando Itens de Informação, contas contábeis, atributos e métricas.
3. Compartilhar relatórios.

MÓDULO VI:  Receita Pública e Noções Básicas do Siafi Gerencial

1. Aspectos teóricos: Conceitos de Receita; Classificação por Natureza da Receita; Mecanismos de Arrecadação de Receita.
2. Guia de Recolhimento da União
3. Ferramentas úteis do Excel
4. Consultas sobre Receita no Tesouro Gerencial: Receitas por tipo de arrecadação; Receitas arrecadadas por GRU
5. Noções Básicas Tratamento das Informações do Excel: Fórmulas básicas; Tabela Dinâmica; Gráfico Dinâmico.

V – METODOLOGIA, CARGA HORÁRIA E PERÍODO:

O evento será apresentado e desenvolvido na forma de exposições e debates de temas atuais, demonstrações em aulas prática e detalhada, comentários, distribuição e resolução de exercícios se utilizando o Tesouro Gerencial. Será ministrado por técnicos especializados que vivenciam diariamente, a execução orçamentária e financeira do Governo Federal e as alterações no Sistema.

Será realizado no período de 18 a 22/07/2022, no horário das 08h às 12h, totalizando 20(vinte) horas/aula. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários ao desempenho do evento.

VI – LOCAL E INFORMAÇÕES:

O evento será ministrado no Auditório da ABOP – SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806 – CEP: 70.318-900, Brasília-DF. Para maiores informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, ou na Internet acesse o endereço www.abop.org.br

VII – INSCRIÇÕES

Deverão ser feitas através do preenchimento da Ficha de Inscrição Online, enquanto houver vaga. O investimento na inscrição é de R$ 2.200,00 (dois mil e duzentos reais) por participante.

Para cada 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas,  a Abop está oferecendo 01(uma) bolsa integral adicional.

A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341 – ITAU – Agência 8635, Conta Corrente nº 24.938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF 07.343.300/001-00.

A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48h antes do inicio do evento, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.

VIII – REQUISITOS:

Ter curso superior ou exercício profissional na área de planejamento, auditoria, assessoria, orçamento e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas e conhecimento básico de SIAFI operacional.

O participante deverá trazer a senha de acesso ao sistema, para tanto deverá estar cadastrado ou cadastra-se na STN através da instituição responsável pela indicação.


Não Sabe onde ficar? Confira a lista de hotéis em Brasília

Você deve estar logado para postar um comentário

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá,
Como podemos ajudar?