11º Curso de Treinamento Novo CPR

Localização
Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806

Categorias

Data / Hora Date(s) - 20/05/2024 a 24/05/2024
08:00 - 13:00

Valor do curso R$2.200,00


Brasília-DF, 20 a 24/05/2024
Horário: 08h às 13h

I – OBJETIVO:

Capacitar o usuário quanto às funcionalidades do Novo SIAFI com a utilização do Subsistema CPR – Contas a Pagar e a Receber acessado via WEB. A partir de uma abordagem avaliativa serão apresentados os conceitos do CPR, a nova filosofia, as principais alterações e os comparativos estabelecidos na nova plataforma e a atual. O curso visa o aprimoramento necessário ao desempenho das atividades desenvolvidas pelos interessados que tratam da execução orçamentária, financeira, patrimonial, bem como aos aspectos contábeis relacionados e gerenciamento de compromissos.

a) Apresentar as conceituações do Subsistema de Contas a Pagar e a Receber – CPR;
b) Apresentar o projeto NOVO SIAFI;
c) Demonstrar a estrutura do NOVO SIAFI;
d) Descrever os comparativos existentes entre a nova plataforma e a atual;
e) Demonstrar a nova forma de navegação e exibição dos Menus;
f) Apresentar as novas transações com estabelecimento da correlação entre a estrutura atual;
g) Descrever a nova tabela de situação e suas funcionalidades abrangendo todos os aspectos de liquidação, pagamento, devolução e estorno de valores;
h) Apresentar os novos procedimentos de gerenciamento de compromissos;
i) Descrever o processo de relacionamento de documentos hábeis;
j) Realizar exercícios demonstrando as novas formas de preenchimento dos campos e respectivos impactos nos lançamentos;
k) Apresentar as novas opções de realização dos documentos hábeis.

II – PÚBLICO ALVO:

Destina-se a atender, aos técnicos e gestores públicos envolvidos nas ações de emissão de documentos no SIAFI em todas as áreas do conhecimento e que atuem nas áreas de gestão e execução orçamentária, financeira, patrimonial, de transferências bem como aqueles que tenham interesse em conhecer o sistema.

III – MATERIAL DIDÁTICO:

Os alunos receberão apostila contendo o material para treinamento.

IV – ESTRUTURA E CONTEÚDO:

Módulo I – SIAFI – Apresentação Novo CPR

1. Conceituações CPR: Apresentar as conceituações do Subsistema de Contas a Pagar e a Receber 2– Projeto NOVO SIAFI – Apresentar as principais inovações e mudanças que ocorrerão no projeto NOVO SIAFI, subsistema CPR diante da obrigação de utilização total a partir de 02 de janeiro de 2012; 3 – Demonstrar a estrutura do NOVO SIAFI: Apresentar as novas tabelas que tratam do novo SIAFI; 4. Descrever os comparativos existentes entre a nova plataforma e a atual – Estabelecer um comparativo entre as funcionalidades do CPR atual e do novo CPR.

Módulo II – Exercícios Práticos

1. Consulta a tabela de situações e documentos hábeis no NOVO SIAFI; 2. Inclusão de empenho e lista de credores no SIAFI ATUAL; 3. Inclusão de documentos no novo CPR e respectivos pré-docs; 4. Consulta a documentos no novo CPR e NOVO SIAFI; 5. Realização de Pagamento no Novo CPR; 6. Inclusão de documento hábil com duas situações; 7. Procedimento para devolução de despesas; 8. Procedimento para reclassificação de despesa;

V – METODOLOGIA E CARGA HORÁRIA

Ao longo do curso serão apresentados aspectos teóricos e práticos dos temas relacionados. As aulas serão expositivas, com apresentação de slides baseados no material didático com resolução de exercícios de fixação e realização de casos práticos de acordo com as rotinas em uso em cada unidade e estudos de caso.

O curso será ministrado por técnicos que trabalham na Secretaria do Tesouro Nacional, que atuam diretamente nas áreas de desenvolvimento e capacitação nas áreas de gestão orçamentária, financeira e patrimonial e principalmente da experiência vivida na gestão da contabilidade do governo federal.

O curso tem 20 horas/aula. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários ao desempenho do evento.

VI – LOCAL E INFORMAÇÕES

O curso será ministrado nas instalações da ABOP – SCS, Qd. 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806 – CEP: 70.318-900, Brasília-DF. Para mais informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, na Internet acesse o endereço www.abop.org.br.

O curso está previsto para o período de 20 a 24/05/2024, no horário das 08h às 13h, totalizando 24(vinte e quatro) horas/aula. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários à participação no evento.

VI – INSCRIÇÕES, VALOR DA INSCRIÇÃO E INFORMAÇÕES

As inscrições deverão ser feitas através do preenchimento da Ficha de Inscrição e enviada para o email secretaria@abop.org.br , enquanto houver vaga. O investimento na inscrição é de R$ 2.200,00 (dois mil e duzentos reais) por participante.

Para cada 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas neste evento, a Abop está oferecendo 01(uma) bolsa integral adicional.

A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341 – ITAU – Agência 8635, Conta Corrente nº 24938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/ DF07. 343.300/001-00.

A ABOP poderá postergar o curso em até 48h antes do início do evento ou cancelar o mesmo, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.

VII – REQUISITOS:

Ter senha de acesso ao SIAFI  a qual será obtida junto ao Cadastrador do órgão.


Não Sabe onde ficar? Confira a lista de hotéis em Brasília

Você deve estar logado para postar um comentário

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá,
Como podemos ajudar?