2º Curso de Siafi Operacional para Iniciantes – Ao Vivo e Online

Ao vivo

Localização
Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806

Categorias

Data / Hora Date(s) - 10/06/2024 a 14/06/2024
14:00 - 18:00

Valor do curso R$1.600,00


Brasília-DF, 10 a 14/06/2024
Horário do evento: 14h às 18h

CARACTERÍSTICAS DOS CURSOS 100% ONLINE E AO VIVO

  1. A ABOP, oferece os treinamentos online e ao vivo, onde o aluno poderá com interagir entre eles e com o professor em tempo real.
  2. Serão mantidas e oferecidas a mesma qualidade já reconhecida nos cursos presenciais em que ministramos.
  3. As aulas virtuais ao vivo terão duração de 5 horas diárias onde o aluno receberá o material em arquivo eletrônico, bem como o certificado digital.

I – OBJETIVO

O Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) é a ferramenta governamental para a execução e o controle orçamentário, financeiro e patrimonial das unidades administrativas federais. O curso para alunos iniciantes é proposto para que novos servidores e/ou empregados públicos federais possam compreender conceitos básicos da Administração Pública Federal e utilizar os instrumentos disponibilizados pelo sistema Siafi de uma maneira eficaz. Ao final do curso, o aluno estará apto a:

• Entender os principais conceitos da Administração Pública Federal utilizados no sistema Siafi.
• Compreender o papel do sistema Siafi na Administração Pública Federal.
• Acessar o sistema Siafi.
• Diferenciar crédito de recurso.
• Compreender a importância da Contabilidade aplicada ao Setor Público para o melhor aproveitamento das ferramentas do sistema Siafi.
• Consultar os documentos registrados no SIAFI.
• Consultar transações da execução orçamentária e financeira.
•Participar do curso “Execução Orçamentária e Financeira no Siafi, para maior detalhamento do sistema Siafi.

II – PÚBLICO ALVO

Destina-se a atender, prioritariamente, a novos servidores e/ou empregados públicos federais, profissionais de administração, economia, gestores públicos que trabalhem com informações orçamentárias e financeiras, bem como pessoas interessadas nos fundamentos básicos necessários para a utilização do sistema Siafi nas ações de acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial das diversas esferas de governo.

III – ESTRUTURA E CONTEÚDO

Módulo I – Noções de Administração Pública Federal

1. Diferença entre órgãos da administração direta e indireta de acordo com o Decreto-Lei nº 200/67. 2. Ciclo orçamentário. 3. Noções dos instrumentos de planejamento governamental: PPA, LDO, LOA. 4. Princípios orçamentários. 5. Distinção entre crédito e recurso. 6. Entendendo as etapas da execução da despesa (empenho, liquidação e pagamento).

Módulo II – Acesso ao sistema Siafi

1. Histórico do sistema Siafi 2. Acesso ao ambiente Siafi (ambiente HOD) 3. Acesso ao sistema Siafi (ambiente Web) 4. Explorando o cabeçalho do Siafi (alterar cores da tela, gravar macros, copiar/colar documentos) 5. Visualizando a árvore do Siafi 6. Trabalhando detalhadamente o módulo Comunica (ambientes HOD e Web) 7. Exercícios práticos no sistema.

Módulo III – Noções de Contabilidade aplicada ao Setor Público (CASP)

1. CASP: Conceitos Básicos. 2. Equação Fundamental da Contabilidade 3. Método de partidas dobradas. 4. Apresentando o Plano de Contas aplicado ao Setor Público (PCASP). 5. O registro contábil no Siafi. 6. Apresentando a transação CONCONTA. 7. Consultas básicas de saldos contábeis no Siafi (>CONRAZAO e >BALANCETE) 8. Exercícios práticos no sistema.

Módulo IV – Principais transações e documentos relacionados ao Siafi

1. Explorando o Portal Siafi. 2. Explorando o Manual Siafi. 3. Apresentando os verbos do sistema Siafi 4. Diferença entre unidade gestora e unidade orçamentária. 5. Apresentando as transações CONORGAO, CONUG e CONUO. 6. 7. Identificando os principais documentos da execução da despesa pública no Siafi (ND, NC, NE, PF, NS, OB). Exercícios práticos no sistema.

Módulo V – Dinâmica de Avaliação do Aprendizado

O aluno participará de dinâmica de verificação de aprendizado de todo o conteúdo do curso a partir de exercícios teóricos relacionados à utilização do sistema Siafi.

IV – METODOLOGIA E PERÍODO

Ao longo do curso serão apresentados aspectos teóricos e práticos dos temas relacionados. Assim, haverá aulas expositivas, com apresentação de slides e aulas práticas, com acesso ao SIAFI Operacional, acompanhadas de exercícios e análise de casos práticos.
O evento está programado para o período de 10 a 14/06/2024, no horário das 14h às 18h, totalizando 20 (vinte) horas/aula.

V – LOCAL E INFORMAÇÕES

O curso será realizado pela plataforma Zoom.

VI – INSCRIÇÕES / CUSTO

Deverão ser feitas através do preenchimento da Ficha de Inscrição e enviado para o e-mail secretaria@abop.org.br ou fax (61) 3225-1993, enquanto houver vaga. O investimento da inscrição é de R$ 1.600,00(hum mil e seiscentos reais) por participante.

Para cada 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas neste evento, a Abop está oferecendo 01(uma) bolsa integral adicional.

A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341– ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24.938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF07.343.300/001-00.

A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48h antes do inicio do evento, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.

VII – REQUISITOS

Ter curso superior ou exercício profissional na área de planejamento, patrimônio, orçamento, administração e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas.

VIII. REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS PARA OS CURSOS ONLINE

Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:

    • Computador com bom desempenho;
    • Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
    • Webcam e microfone;
    • Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone); e
    • Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

AMBIENTE: Curso ministrado em plataforma de videoconferência, totalmente ao vivo.

ACESSO: Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.


Não Sabe onde ficar? Confira a lista de hotéis em Brasília

Você deve estar logado para postar um comentário

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá,
Como podemos ajudar?