Curso de Gestão Patrimonial – Ao Vivo e Online – Turma Confirmada!

Gestão Patrimonial

Localização
Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806

Categorias

Data / Hora Date(s) - 18/09/2023 a 22/09/2023
14:00 - 18:00

Valor do curso R$0,00


Brasília-DF, 18 a 22/09/2023
Horário: 14h às 18h

Curso Confirmados

CARACTERÍSTICAS DOS CURSOS 100% ONLINE E AO VIVO

  1. A ABOP, oferece os treinamentos online e ao vivo, onde o aluno poderá com interagir entre eles e com o professor em tempo real.

  2. Serão mantidas e oferecidas a mesma qualidade já reconhecida nos cursos presenciais em que ministramos.

  3. As aulas virtuais ao vivo terão duração de 4 horas diárias onde o aluno receberá o material em arquivo eletrônico, bem como o certificado digital.

I – OBJETIVO

Capacitar os alunos a reconhecer, mensurar e evidenciar os efeitos no patrimônio da Depreciação, Amortização, Exaustão, Reavaliação e Redução ao valor recuperável, bem como o correto processo de desfazimento de bens da Administração Pública. A partir de uma abordagem conceitual das mudanças que estão acontecendo na Contabilidade do setor público após a publicação das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP), e da exigência de aplicação dos dispositivos da Lei 4.320/1964, do Decreto nº 9.373/2018 e as regras contidas no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP, o curso visa:

    1. Propiciar o entendimento adequado da legislação vigente;
    2. Evidenciar a adequada situação patrimonial;
    3. Possibilitar o correto reconhecimento, mensuração, e evidenciação dos bens públicos;
    4. Analisar como é feito o processo de desfazimento de bens;
    5. Demonstrar os diversos tipos de métodos de depreciação, amortização e exaustão;
    6. Possibilitar uma visão critica dos procedimentos da Reavaliação e da Redução ao Valor Recuperável; e
    7. Manter controle patrimonial fidedigno evidenciando a interligação entre os sistemas do patrimônio e da contabilidade.

II – PÚBLICO ALVO

Servidores que atuam nas áreas de contabilidade e controle patrimonial, bem como os técnicos atuantes em execução ou acompanhamento orçamentário e financeiro, controle interno e outros responsáveis pela gestão pública, bem como os profissionais das diversas áreas e esferas de governo que desejam conhecer de forma aprofundada como se processará os novos procedimentos da nova contabilidade do setor público.

É recomendado também para aqueles que estejam prestando concurso para o Tribunal de Contas da União – TCU, Secretaria do Tesouro Nacional – STN, Controladoria Geral da União – CGU e demais concursos que tenham em seu conteúdo a disciplina de Contabilidade Pública ou Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

III – MATERIAL DIDÁTICO:

Para acompanhamento das aulas os alunos receberão a título de material didático apostila com todo conteúdo teórico, estudos de casos e exercícios.

IV – ESTRUTURA E CONTEÚDO:

O Curso terá 20 horas sendo 4 horas diárias, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h.

Curso de Gestão Patrimonial

Depreciação e outros Aspectos Patrimoniais

  • Módulo I – Conceitos gerais e procedimentos de almoxarifado e administração patrimonial.Setor de Patrimônio, Diretrizes da gestão Patrimonial. Almoxarifado – Conceito. Gestão do Almoxarifado. Atribuições do Almoxarifado. Conceito de Materiais: Material de Consumo e Material Permanente. Recebimento de materiais: recebimento provisório e recebimento definitivo ou aceite. Movimentação de Bens de Consumo e Permanentes (incorporações): Incorporações Orçamentárias, Incorporações Extra-Orçamentárias. Desincorporações: alienação (venda), consumo por requisição, consumo imediato, perda, doação, quebra (falta de estoque), arredondamento para menos, Cessão e Transferência, Diferencial de incorporação, inservibilidade (material permanente), permuta, abandono, inutilização e outras desincorporações.  Desfazimento de Bens Permanentes, objeto do Decreto 9.373,de 11.05.2018, com vigência 14.05.2018.(revoga o Dec. 99.658/90 e 6.087/2008). Exercícios
  • Módulo II – Avaliação e Mensuração de Ativo do Setor Público – Depreciação, amortização, exausta e recuperabilidade, visão das IPSAS e NBC TSP – Exercícios.
  • Módulo III – Avaliação e Mensuração de Ativo do Setor Público
  • Módulo IV – Avaliação e Mensuração de Ativo do Setor Público: vida útil, métodos de depreciação, reavaliação, redução ao valor recuperável e notas explicativas
  • Módulo V – Metodologia para valoração de ativos
Módulo I – Apresentação, Conceitos Gerais e  Bens Permanentes – Desfazimento
Conteúdo: Decreto Federal nº 9.373, de 11 de maio de 2018; Instrução Normativa nº 205/SEDAP, de 08 de abril de 1988; Aplicabilidade das normas ao Setor Público Brasileiro – MCASP e Apostila.
Material de Estudo Decreto nº 9.373/2018; IN SEDAP nº 205/1988;  IN SEDAP 142/1983; MCASP – Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Apostila
Módulo II – Avaliação e Mensuração de Ativo do Setor Público – Depreciação, amortização, exausta e recuperabilidade, visão das IPSAS e NBC TSP  07, 08 e 10(em vigor a  partir de 2019)  
Conteúdo: Decreto Federal nº 9.373, de 11 de maio de 2018; Instrução Normativa nº 205/SEDAP, de 08 de abril de 1988; Aplicabilidade das normas ao Setor Público Brasileiro – MCASP e Apostila.
Material de Estudo MCASP – Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Normas Internacionais – IPSAS e NBC TSP
Módulo III – Avaliação e Mensuração de Ativo do Setor Público
Conteúdo: Ativo imobilizado. Ativo intangível. Ativo de Infraestrutura e Bens culturais .
Material de Estudo Manual SIAFI; MCASP – Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público IPSAS  17 E 31.  NBC TSP 16.09 E 16.10  NBC TSP  07,08 e 10(em vigor a partir de 2019)
Módulo IV – Avaliação e Mensuração de Ativo do Setor Público: vida útil, métodos de depreciação, reavaliação, redução ao valor recuperável e notas explicativas – Exercícios
Conteúdo: 1. Procedimentos contábeis. Avaliação e mensuração. Vida útil. Aspectos temporais. Métodos de depreciação, exaustão e amortização. Reavaliação, Redução ao valor recuperável. Notas explicativas às demonstrações contábeis
Material de Estudo Manual SIAFI; MCASP – Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público IPSAS  17 E 31.  NBC TSP 16.09 E 16.10  NBC TSP  07,08 e 10(em vigor a partir de 2019)
Módulo V – Metodologia para valoração de ativos.
Conteúdo: Metodologias para valoração de ativos com redução e reavaliação ao longo da vida útil. Quadro resumo de eventos. Lançamentos Contábeis
Material de Estudo MCASP – Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Apostila

V- METODOLOGIA

Ao longo do curso serão apresentados aspectos teóricos e práticos dos temas relacionados. As aulas serão expositivas, com apresentação de slides baseados no material didático com resolução de exercícios de fixação e realização de casos práticos e estudos de caso.O curso será ministrado por técnicos que tem experiência prática, teórica e acadêmica, que se valendo da teoria de contabilidade e de administração orçamentária e financeira, e principalmente da experiência vivida na gestão da contabilidade do governo federal, buscará trazer para o público o conhecimento a respeito da Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

VI – CARGA HORÁRIA E PERÍODO

O curso está programado para o período de 18 a 22/09/2023, nos horários de 14h às 18h,  totalizando 20(vinte) horas/aula. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários à participação no evento.

VII – LOCAL E INFORMAÇÕES

O evento será ministrado através da plataforma Zoom. Para outras informações utilize os telefones: (61) 3224-2613 , (61) 3224-2159, na Internet acesse o endereço www.abop.org.br

VIII – INSCRIÇÕES/CUSTO

Deverão ser feitas mediante o preenchimento da ficha online. O investimento da inscrição é de R$ 1.600,00 (hum mil e seiscentos reais) por participante.

Para cada 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas,  a Abop está oferecendo 01(uma) bolsa integral adicional.

A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341– ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF 07.343.300/001-00.

A ABOP poderá postergar o evento ou cancela-lo em até 48 horas antes do inicio do mesmo, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.

IX– REQUISITOS

Ter curso superior ou exercício profissional na área de contabilidade, auditoria, administração, planejamento, orçamento, assessoria e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas.

X. REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS PARA OS CURSOS ONLINE

Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:

a) Computador com bom desempenho;
b) Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
c) Webcam e microfone;
d) Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone); e
e) Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

AMBIENTE: Curso ministrado em plataforma de videoconferência, totalmente ao vivo.

ACESSO: Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.


Não Sabe onde ficar? Confira a lista de hotéis em Brasília

Comentário (2)

  • Marília Fonseca Dias| 19 de julho de 2023

    O download desse curso de 18 a 22/09 está constando outra data.

  • Eulier| 19 de julho de 2023

    Atualizamos o PDF.

  • Você deve estar logado para postar um comentário

    Open chat
    Precisa de ajuda?
    Olá,
    Como podemos ajudar?