13º Curso sobre Gestão de Riscos e Continuidade de Negócios no Setor Público

Localização
Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806

Categorias

Data / Hora Date(s) - 15/04/2024 a 19/04/2024
08:00 - 12:00

Valor do curso R$2.200,00


Brasília-DF, 15 a 19/04/2024
Horário do evento: 08h às 12h

O programa atende a Instrução Normativa Conjunta CGU/MP 001/2016 – TCU, sobre contratos internos, gestão de riscos e governança no âmbito do poder Executivo Federal

I – OBJETIVO

Ao final do curso os alunos serão capazes de:

– conhecer o que é necessário para uma organização ser gerenciada com base em riscos;
– capacitar os atores responsáveis pela implantação da gestão de riscos em organizações, áreas, departamentos, setores, projetos ou qualquer forma de arranjo organizacional a implantar a gestão de riscos de efetiva e sustentável;
– capacitar gestores a identificar, avaliar e tratar riscos em suas organizações.
– possibilitar a implantação de ações de continuidade com ótima relação custo-benefício.

 II – PÚBLICO ALVO

O curso é destinado a:

    • Servidores e gestores públicos em todos os níveirs que queiram melhorar suas percepções sobre os riscos que as suas organizações/departamentos/unidades estão submetidas, bem como gerenciar melhor esses riscos;
    • Gestores e servidores públicos envolvidos com a implantação da gestão de riscos e continuidade de negócio nas suas organizações.

III – A ESTRUTURA E CONTEÚDO

Conceito de Risco. Utilização do conceito de risco no processo decisório. Gestão de riscos. Origens da gestão de riscos. Modelos de Gestão de Riscos Organizacional. Enterprise Risk Management – ERM. Normas sobre Risco: Coso, ISO 31.000. Princípios da Gestão de Riscos, Padrões de gestão de Riscos, Elementos da Gestão de Riscos. Cenários. Mapeamento e Análise de Risco. Matriz de Risco. Métodos e Técnicas de identificação e análise de risco. Implantação da Gestão de Risco em organizações. Risco e gestão da mudança nas organizações. Continuidade de Negócios e suas aplicações nas organizações públicas. Como construir um plano de continuidade.

IV – CARGA HORÁRIA E PERÍODO

O curso será realizado na forma de aulas expositivas, discussões em grupo e trabalhos em grupo e programado para o período de 15 a 19/04/2024, no horário  das 08h às 12h, totalizando 20 horas/aula. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários ao desempenho do evento. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários ao desempenho do evento.

 V – LOCAL E INFORMAÇÕES

O evento será ministrado nas instalações da sede da ABOP. Para maiores informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, na Internet acesse o endereço www.abop.org.br

VI – INSCRIÇÕES/CUSTO

Deverão ser feitas através do preenchimento da Ficha de Inscrição Online, enquanto houver vaga. O investimento na inscrição é de R$ 2.200,00 (dois mil e duzentos reais) por participante.

Para cada 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas neste evento,  a Abop está oferecendo 01(uma) bolsa integral adiconal.

A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341 – ITAU – Agência 8635, Conta Corrente nº 24.938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/ DF07. 343.300/001-00.

A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48 horas antes do inicio do evento, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.

VII – REQUISITOS

Ter curso superior ou exercício profissional na área de planejamento, patrimônio, orçamento, administração e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas


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