1º Curso Prático de Custos no Setor Público com enfoque na utilização da DETACUSTOS do Sistema de Custos e na análise das informações do Portal de Informações de Custos do Governo Federal

Localização
Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806
Categorias
Data / Hora
Date(s) - 27/11/2023 a 01/12/2023
14:00 - 18:00
Valor do curso R$2.200,00
Brasília-DF, 27/11 a 01/12/2023
Horário do evento : 14h às 18h
1. OBJETIVO
A Secretaria do Tesouro Nacional tornou obrigatória a utilização da DETACUSTOS e Centro de Custos para todas as unidades e órgãos da Administração Pública Federal a partir de abril de 2018. Este curso visa apoiar o órgão a definir e estruturar a utilização deste mecanismo para propiciar a geração de informação de custos no Sistema de Informações Custos do Governo Federal.
Este curso tem como objetivo capacitar os seus participantes para o conhecimento dos conceitos e definições da Contabilidade de Custos Aplicada ao Setor Público, o curso visa propiciar conhecimentos sobre:
• Legislação e conceitos da Contabilidade de Custos do Setor Público;
• Conceitos e definições da Norma Brasileira de Contabilidade Técnica do Setor Público – NBCT SP 16.11 do Conselho Federal de Contabilidade;
• DETACUSTOS no SIAFIWEB e Centro de Custos do SIAFI Operacional;
• Sistema de Informação de Custos do Governo Federal – TESCUSTOS no TESOURO GERENCIAL;
2. PÚBLICO ALVO
Destina-se a atender o gestor público federal que trabalha no setor de contabilidade ou com a temática de custos no setor público, bem como os profissionais das diversas áreas que desejam conhecer de forma aprofundada Sistema de Informações de Custos do Governo Federal.
3. ESTRUTURA E CONTEÚDO
Curso Sistema de Informações de Custos do Governo Federal – 20h
Módulo I – Custos no Setor Público
Conteúdo: 1. Introdução, legislação e processo histórico de custos no setor público. 2. Conceitos de custos versus despesas. 3. Custo fixo e custo variável. Sistema de Acumulação de Custos: Ordem x Atividades. 4. Sistema de Custeio: Histórico x Orçado. 5. Métodos de Custeio: Direto, por Atividade e Absorção. 6. Critérios de alocação e rateio dos custos. 7. Norma Brasileira de Contabilidade Técnica do Setor Público – NBCT SP 16.11 – CFC. 8. Tratamento da Informação Orçamentária e Patrimonial para geração da Informação de Custos.
Módulo II – Sistema de Informações de Custos do Governo Federal
Conteúdo: 1. Conceitos, processo de concepção e modelo conceitual. 2. Procedimentos e mecanismos de mensuração dos custos. 3. Informação de Custos das Variações Patrimoniais Diminutivas – VPD’s. 4. Segregação dos custos das despesas. 5. Classificação dos Custos. Pesquisa estruturas administrativas no SIORG – Sistema de Informação da Estrutura Organizacional da Administração Pública Federal. 4. Batimento das informações do SIORG. 5. Importância da alimentação da UORG no SIAPE para alimentação de informações de Pessoal no Sistema de Informações de Custos do Governo Federal
Módulo III – DETACUSTOS no SIAFIWEB
Conteúdo: 1. Conceito de Objeto de Custos. 2. Conceito de Centro de Custos. 3. Mecanismos de acumulação dos custos: Plano Orçamentário, Plano Interno, UGR e DETACUSTOS. 4. Utilização da DETACUSTOS SIAFIWEB. 5. Centro de Custos no SIAFI Operacional. 6. Como estruturar a criação dos centros de custos. 7. Objetos de Custos do Setor Público: Unidade Administrativa, Ação, Projeto, Atividade, Produtos e Serviços. 8.Custos x Planejamento Estratégico: cadeia de valor, macroprocessos e processos como objetos de custos.
Módulo IV – Sistema de Informações de Custos do Governo Federal – TESCUSTOS no TESOURO GERENCIAL
Conteúdo: 1. Elaboração e análise de relatórios de custos no Sistema de Informações de Custos do Governo Federal. 2. Relatórios por Centros de Custos. 3. Relatórios na dimensão de Pessoal. 4. Relatório na dimensão orçamentária.
Módulo V – Sistema de Informações de Custos do Governo Federal
Conteúdo: 1. Proposição de Portais/Painéis para publicação das Informações de Custos para disponibilização intermanente pelo órgão ou no seu site na internet, para apoiar a tomada de decisão, prestação de contas e transparência. 2. Geração de informações para alimentação do Relatório Integrado da Prestação de Contas ao TCU.
4. METODOLOGIA
Ao longo do curso serão apresentados aspectos teóricos e práticos dos temas relacionados. As aulas serão realizadas com apresentação de slides, resolução de exercícios de fixação, casos práticos e estudos de caso.
5. MATERIAL DIDÁTICO
Cada participante receberá cópia dos slides. Também serão informados endereços eletrônicos onde o aluno poderá encontrar informações complementares.
6. PERÍODO DE REALIZAÇÃO
O curso está programado para o período de 27/11 a 01/12/2023, no horário das 14h às 18h totalizando 20(vinte) horas-aula.
7. INFORMAÇÕES
Para outras informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, na Internet acesse o endereço www.abop.org.br
8. INSCRIÇÕES / CUSTO
Deverão ser feitas atraves do preenchimento da Ficha Online, enquanto houver vagas. O investimento da inscrição é de R$ 2.200,00 (dois mil e duzentos reais) por participante.
Para cada 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas neste evento, a Abop oferece 01(uma) bolsa integral adicional.
A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 431– ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF07.343.300/001-00.
A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48h antes do inicio do curso, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.
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