Curso sobre Sistema de Gestão de Convênios – SICONV – Portal dos Convênios – Ao Vivo e Online

Ao vivo

Localização
Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806

Categorias

Data / Hora Date(s) - 17/10/2022 a 21/10/2022
08:00 - 13:00

Valor do curso R$1.600,00


Brasília-DF, 17 a 21/10/2022
Horário do evento: 08h às 13h

CARACTERÍSTICAS DOS CURSOS 100% ONLINE E AO VIVO

  1. A ABOP, oferece os treinamentos online e ao vivo, onde o aluno poderá com interagir entre eles e com o professor em tempo real.
  2. Serão mantidas e oferecidas a mesma qualidade já reconhecida nos cursos presenciais em que ministramos.
  3. As aulas virtuais ao vivo terão duração de 4 horas diárias onde o aluno receberá o material em arquivo eletrônico, bem como o certificado digital.

UM NOVO PARADIGMA NAS TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS DA UNIÃO

I – APRESENTAÇÃO

O Sistema de Gestão de Convênios – SICONV, aberto para acesso ao público via rede mundial de computadores: internet, por meio de página específica, deverá ser utilizado para todos os atos de celebração, execução, acompanhamento e prestação de contas de convênios e contratos de repasse firmados com recursos da União.

A medida abrange todos os órgãos do Governo Federal com projetos passíveis de transferências voluntárias e todas as entidades municipais, estaduais e entidades privadas sem fins lucrativos que firmarem convênios, contratos de repasse e termo de parceria com a União, conforme disposto em recentes publicações (Decreto n° 6.170/2007 e alterações e Portaria Interministerial n°127/2008 e alterações).

II – OBJETIVOS

· Capacitar profissionais para atuar como técnicos na operacionalização do SICONV e Portal dos Convênios em todas as fases do convênio, assegurando maior eficiência à Administração Pública.

III – PÚBLICO-ALVO

· Servidores públicos federal;
· Servidores públicos municipal, estaduais e do Distrito Federal;
· Entidades privadas sem fins lucrativos

 IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 1 – Concedente

· Conceitos/origem;
· Fluxo Operacional do SICONV;
· Cadastramento de programas;
· Análise de proposta e plano de trabalho;
· Análise do Projeto básico e/ou termo de referência;
· Gerar número de convênio do Sistema;
· Abertura de conta corrente;
· Empenho;
· Celebração e formalização;
· Publicação;
· Registro de transferência voluntária no SIAFI;
· Liberação de Recursos – Ordem Bancária;
· Acompanhamento e fiscalização;
· Análise de Prestação de Contas;
· Registro de Prestação de contas no SIAFI.

2 – Convenente

· Credenciamento e cadastramento de ente ou entidade;
· Cadastro de proposta;
· Envio para análise;
· Consultas;
· Execução do objeto do convênio;
· Prestação de contas.

 V – METODOLOGIA

· Aula expositiva/participativa e oficinas pedagógicas;
· Estudos de caso;
· Exercícios.

VI – ROTEIRO DAS AULAS 

  • 1º Período

Apresentação sobre o SICONV
Histórico
Diretrizes
Facilidades
Características
Fluxo Operacional
Navegação no Portal dos Convênios
Perfis de Acesso
Cadastramento e Divulgação de Programas de Convênios

  • 2º Período

Cadastramento de Proposta
Cadastramento de Plano de Trabalho
Envio da Proposta/Plano de Trabalho para Análise
Análise do Plano de Trabalho
Geração do Número do Convênio

  • 3º Período

UGTV
Empenho
Abertura de Conta
Assinatura
Publicação
Registra TV-SIAFI (Formalização)
Liquidação
Transferência (Ordem Bancária)

  • 4º Período

Registro do Ingresso de Recurso (Execução do Convenente)
Registro do Processo de Compra (Execução do Convenente)
Registro de Contrato (Execução do Convenente)
Registro do Documento de Liquidação (Execução do Convenente)
Registro do Pagamento (Execução do Convenente)
Acompanhamento e Fiscalização

  • 5º Período

Relatório de Execução
Geração da Prestação de Contas
Análise da Prestação de Contas

  • 6º Período

Credenciamento e Cadastramento de Entidades
Debate final sobre o SICONV

VII – METODOLOGIA, LOCAL E INFORMAÇÕES 

O curso será  realizado no período de 17 a 21/10/2022 no horário das 08h às 13h , totalizando 20 horas/aula. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários ao desempenho do evento.

O evento será ministrado através da plataforma Zoom. Para mais informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, ou na Internet acesse o endereço www.abop.org.br.

VIII – INSCRIÇÕES/CUSTO

Deverão ser feitas atraves do preenchimento da Ficha de Inscrição Online, enquanto houver vagas, mediante o preenchimento da ficha anexa. O investimento da inscrição é de R$ 1.600,00 (hum mil e seiscentos reais) por participante.

 Para cada 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas neste evento,  a Abop oferece 01(uma) bolsa integral adicional.

A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341– ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24.938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF 07.343.300/001-00.

A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.

IX – REQUISITOS: 

Ter curso superior ou exercício profissional na área de planejamento, patrimônio, orçamento, administração e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas.

X. REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS PARA OS CURSOS ONLINE

Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:

a) Computador com bom desempenho;
b) Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
c) Webcam e microfone;
d) Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone); e
e) Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

AMBIENTE: Curso ministrado em plataforma de videoconferência, totalmente ao vivo.

ACESSO: Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.


Não Sabe onde ficar? Confira a lista de hotéis em Brasília

Você deve estar logado para postar um comentário

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá,
Como podemos ajudar?