Curso Sistema de Informação de Custos no Setor Público – com enfoque na utilização da DETACUSTOS no SIAFIWEB e na geração de relatórios no Sistema de Informações de Custos do Governo Federal – Ao Vivo e Online

Ao vivo

Localização
Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806

Categorias

Data / Hora Date(s) - 17/10/2022 a 21/10/2022
14:00 - 18:00

Valor do curso R$1.600,00


Brasília-DF, 17 a 21/10/2022
Horário do evento: 14h às 18h

CARACTERÍSTICAS DOS CURSOS 100% ONLINE E AO VIVO

  1. A ABOP, oferece os treinamentos online e ao vivo, onde o aluno poderá com interagir entre eles e com o professor em tempo real.
  2. Serão mantidas e oferecidas a mesma qualidade já reconhecida nos cursos presenciais em que ministramos.
  3. As aulas virtuais ao vivo terão duração de 4 horas diárias onde o aluno receberá o material em arquivo eletrônico, bem como o certificado digital.

1. OBJETIVO

A Secretaria do Tesouro Nacional tornou obrigatória a utilização da DETACUSTOS e Centro de Custos para todas as unidades e órgãos da Administração Pública Federal a partir de abril de 2018. Este curso visa apoiar o órgão a definir e estruturar a utilização deste mecanismo para propiciar a geração de informação de custos no Sistema de Informações Custos do Governo Federal.

Este curso tem como objetivo capacitar os seus participantes para o conhecimento dos conceitos e definições da Contabilidade de Custos Aplicada ao Setor Público, o curso visa propiciar conhecimentos sobre:

• Legislação e conceitos da Contabilidade de Custos do Setor Público;
• Conceitos e definições da Norma Brasileira de Contabilidade Técnica do Setor Público – NBCT SP 16.11 do Conselho Federal de Contabilidade;
• DETACUSTOS no SIAFIWEB e Centro de Custos do SIAFI Operacional;
• Sistema de Informação de Custos do Governo Federal – TESCUSTOS no TESOURO GERENCIAL;

2. PÚBLICO ALVO

Destina-se a atender o gestor público federal que trabalha no setor de contabilidade ou com a temática de custos no setor público, bem como os profissionais das diversas áreas que desejam conhecer de forma aprofundada Sistema de Informações de Custos do Governo Federal.

3. ESTRUTURA E CONTEÚDO

Curso Sistema de Informações de Custos do Governo Federal – 20h

Módulo I – Custos no Setor Público

Conteúdo: 1. Introdução, legislação e processo histórico de custos no setor público. 2.  Conceitos de custos versus despesas.  3. Custo fixo e custo variável. Sistema de Acumulação de Custos: Ordem x Atividades. 4. Sistema de Custeio: Histórico x Orçado. 5. Métodos de Custeio: Direto, por Atividade e Absorção. 6. Critérios de alocação e rateio dos custos. 7. Norma Brasileira de Contabilidade Técnica do Setor Público – NBCT SP 16.11 – CFC. 8. Tratamento da Informação Orçamentária e Patrimonial para geração da Informação de Custos.

Módulo II – Sistema de Informações de Custos do Governo Federal

Conteúdo: 1. Conceitos, processo de concepção e modelo conceitual. 2. Procedimentos e mecanismos de mensuração dos custos. 3. Informação de Custos das Variações Patrimoniais Diminutivas – VPD’s.  4. Segregação dos custos das despesas. 5. Classificação dos Custos. Pesquisa estruturas administrativas no SIORG – Sistema de Informação da Estrutura Organizacional da Administração Pública Federal. 4. Batimento das informações do SIORG. 5. Importância da alimentação da UORG no SIAPE para alimentação de informações de Pessoal no Sistema de Informações de Custos do Governo Federal

Módulo III – DETACUSTOS no SIAFIWEB

Conteúdo:  1. Conceito de Objeto de Custos. 2. Conceito de Centro de Custos. 3. Mecanismos de acumulação dos custos: Plano Orçamentário, Plano Interno, UGR e DETACUSTOS. 4. Utilização da DETACUSTOS SIAFIWEB. 5. Centro de Custos no SIAFI Operacional. 6. Como estruturar a criação dos centros de custos. 7. Objetos de Custos do Setor Público: Unidade Administrativa, Ação, Projeto, Atividade, Produtos e Serviços. 8.Custos x Planejamento Estratégico: cadeia de valor, macroprocessos e processos como objetos de custos.

Módulo IV – Sistema de Informações de Custos do Governo Federal – TESCUSTOS no TESOURO GERENCIAL

Conteúdo: 1. Elaboração e análise de relatórios de custos no Sistema de Informações de Custos do Governo Federal. 2. Relatórios por Centros de Custos. 3. Relatórios na dimensão de Pessoal. 4. Relatório na dimensão orçamentária.

Módulo V – Sistema de Informações de Custos do Governo Federal 

Conteúdo: 1. Proposição de Portais/Painéis para publicação das Informações de Custos para disponibilização intermanente pelo órgão ou no seu site na internet, para apoiar a tomada de decisão, prestação de contas e transparência. 2. Geração de informações para alimentação do Relatório Integrado da Prestação de Contas ao TCU.

4. METODOLOGIA

Ao longo do curso serão apresentados aspectos teóricos e práticos dos temas relacionados. As aulas serão realizadas com apresentação de slides, resolução de exercícios de fixação, casos práticos e estudos de caso.

5. MATERIAL DIDÁTICO

Cada participante receberá por meio da plataforma cópia dos slides, lista de exercícios e exercícios resolvidos. Também serão informados endereços eletrônicos onde o aluno poderá encontrar informações complementares.

6.   PERÍODO DE REALIZAÇÃO

O curso poderá será realizado no período de 17 a 21/10/2022, no horário das 14h às 18h totalizando 20(vinte) horas-aula.

7.  INFORMAÇÕES

Para outras informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159, na Internet acesse o endereço www.abop.org.br

8.  INSCRIÇÕES / CUSTO

Deverão ser feitas atraves do preenchimentoda da Ficha de Inscrição Online, enquanto houver vagas. O investimento da inscrição é de R$ 1.600,00 (hum mil e seiscentos reais) por participante.

Para cada 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas neste evento,  a Abop oferece 01(uma) bolsa integral adicional.

A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 431– ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF07.343.300/001-00.

A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48h antes do inicio do curso, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.

9. REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS PARA OS CURSOS ONLINE

Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:

a) Computador com bom desempenho;
b) Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
c) Webcam e microfone;
d) Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone); e
e) Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

AMBIENTE: Curso ministrado em plataforma de videoconferência, totalmente ao vivo.

ACESSO: Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.


Não Sabe onde ficar? Confira a lista de hotéis em Brasília

Você deve estar logado para postar um comentário

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá,
Como podemos ajudar?