1º Curso sobre Relatórios Patrimoniais no Tesouro Gerencial – Ao Vivo e Online

Ao vivo

Localização
Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806

Categorias

Data / Hora Date(s) - 03/06/2024 a 07/06/2024
14:00 - 18:00

Valor do curso R$1.600,00


Brasília-DF, 03 a 07/06/2024
Horário do evento: 14h às 18h

CARACTERÍSTICAS DOS CURSOS 100% ONLINE E AO VIVO

  1. A ABOP, oferece os treinamentos online e ao vivo, onde o aluno poderá com interagir entre eles e com o professor em tempo real.
  2. Serão mantidas e oferecidas a mesma qualidade já reconhecida nos cursos presenciais em que ministramos.
  3. As aulas virtuais ao vivo terão duração de 4 horas diárias onde o aluno receberá o material em arquivo eletrônico, bem como o certificado digital.
I. INTRODUÇÃO

Diferente dos cursos de Tesouro Gerencial Básico, Tesouro Gerencial Avançado e Acompanhamento da Execução Orçamentária e Financeira no Tesouro Gerencial, cuja abordagem prática se baseia mais na Despesa Orçamentária e Receita Orçamentária, este curso foi desenvolvido pensando nas consultas necessárias no dia a dia sobre Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.
Consultar e montar relatórios sobre as contas patrimoniais era desejo de muitos alunos dos cursos de Tesouro Gerencial. Pesando nisso, esse curso foi desenvolvido, buscando preencher essa lacuna.

II. OBJETIVO

Ampliar o conhecimento daqueles que já conhecem o Tesouro Gerencial e que buscam fazer consultas sobre as contas patrimoniais, de ativo, passivo e patrimônio líquido naquele sistema.

III. PÚBLICO ALVO

Destina-se a atender, prioritariamente, aqueles gestores que já conhecem o Tesouro Gerencial e que buscam se aprofundar na elaboração de relatórios sobre as contas patrimoniais.

IV. METODOLOGIA E CARGA HORÁRIA

O treinamento será desenvolvido por meio de aulas expositivas e práticas no Tesouro Gerencial. Após uma pequena exposição teórica serão resolvidos diversos exercícios sobre cada tema tratado.
O curso tem 20 horas/aula. Cada participante receberá cópia dos slides e da lista de exercícios. Também serão informados endereços eletrônicos onde o aluno poderá encontrar informações complementares.

V. REQUISITOS

Para a participação neste curso é desejável que o aluno já tenha realizado treinamentos básicos sobre o Tesouro Gerencial ou já tenha a prática na elaboração de relatórios no Tesouro Gerencial.
Serão abordados aspectos conceituais ou operacionais do Tesouro Gerencial apenas como revisão. O aluno deste curso deverá já ter plenos conhecimentos desses conteúdos.
O aluno deve ter acesso ao Tesouro Gerencial e possuir o perfil Tesconger no Siafi Operacional.

VI. RESULTADOS ESPERADOS

Ao final do curso os alunos estarão aptos a realizar consultas as contas patrimoniais

VII. ESTRUTURA E CONTEÚDO

O curso será desenvolvido por meio da realização de diversos exercícios sobre as atividades que envolvem as contas patrimoniais. Dessa forma, o aprendizado se torna mais consistente, já que o aluno o aplica sobre situações práticas do cotidiano das Unidades Administrativas do Governo Federal.
Haverá a possibilidade de elaboração de relatórios desejados pelas Unidades Administrativas em sala.

Aula 1: Estrutura das contas patrimoniais no PCASP (2hs)

1. Estrutura do código da conta contábil. 2. Detalhamento da conta contábil. 3. Crédito empenhado em liquidação (momento da ocorrência do fato gerador da obrigação patrimonial).

Aula 2: Ativo (6hrs)

1. Ativo. 2. Ativo circulante e não circulante. 3. Ativo financeiro e permanente. 4. Caixa e equivalente de caixa. 5. Estoques (custo de estoques; ajuste de perda de estoques; reconhecimento do resultado). 6. Ativo Imobilizado (transferência de ativos , reconhecimento, mensuração, reavaliação, depreciação, exaustão, redução ao valor recuperável, não reconhecimento do valor contábil de ativo imobilizado ). 7. Ativo Intangível (reconhecimento, permuta de ativos, mensuração, reavaliação, amortização, redução ao valor recuperável, não reconhecimento do valor contábil de ativo tangível). 8. Receita de transação sem contraprestação (transações sem contraprestação, tributos, recebimentos antecipados, transferências). 9. Receita de transação com contraprestação (transações sem contraprestação).

Aula 3: Passivo (6hrs)

1. Passivo. 2. Passivo circulante e não circulante. 3. Passivo financeiro e permanente. 4. Relação entre passivo exigível (visão patrimonial) e as etapas da execução orçamentária (Passivo Exigível x Empenho; Passivo Exigível x Em Liquidação; Passivo Exigível x Liquidação; Passivo Exigível x Pagamento). 5. Provisões, passivos contingentes e ativos contingentes. 6. Reflexo patrimonial de despesas de exercícios anteriores.

Aula 4: Patrimônio Líquido e Variações Patrimoniais (4hrs)

1. Patrimônio Líquido. 2. Variações patrimoniais aumentativas e diminutiva. 3. Reconhecimento das variações patrimoniais aumentativas e diminutivas (Reconhecimento da VPA antes da ocorrência da arrecadação da receita orçamentária; Reconhecimento da VPA após a ocorrência da arrecadação da receita orçamentária; Reconhecimento da VPA junto com a ocorrência da arrecadação da receita orçamentária; Reconhecimento da VPD antes da ocorrência da liquidação da despesa orçamentária; Reconhecimento da VPD após a liquidação da despesa orçamentária; Reconhecimento da VPD junto com a liquidação da despesa orçamentária) 4. Resultado patrimonial.

Aula 5: Balanço Patrimonial e Demonstração das Variações Patrimoniais (2hrs)

1. Principais quadros e Notas Explicativas do Balanço Patrimonial 2. Variações patrimoniais aumentativas e diminutivas.

VIII – CUSTO, PERÍODO E CARGA HORÁRIA

O curso está programado para o período de 03 a 07/06/2024, no horário das 08h às 12h, totalizando 20(vinte) horas/aula, na modalidade online. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários ao desempenho do evento.

IX.  INSCRIÇÕES / CUSTO

Deverão ser feitas atraves do preenchimentoda da Ficha de Inscrição Online, enquanto houver vagas. O investimento da inscrição é de R$ 1.600,00 (hum mil e seiscentos reais) por participante.

Para cada 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas neste evento,  a Abop oferece 01(uma) bolsa integral adicional.

A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 431– ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF07.343.300/001-00.

A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48h antes do inicio do curso, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.

X. REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS PARA OS CURSOS ONLINE

Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:

a) Computador com bom desempenho;
b) Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
c) Webcam e microfone;
d) Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone); e
e) Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

AMBIENTE: Curso ministrado em plataforma de videoconferência, totalmente ao vivo.

ACESSO: Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.


Não Sabe onde ficar? Confira a lista de hotéis em Brasília

Você deve estar logado para postar um comentário

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá,
Como podemos ajudar?