1º Curso sobre Implantação dos ODS da Sustentabilidade na Gestão Pública

Localização
Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806

Categorias

Data / Hora Date(s) - 10/06/2024 a 14/06/2024
08:00 - 12:00

Valor do curso R$1.800,00


Brasília-DF, 10 a 14/06/2024
Horário: 08h às 12h

I-JUSTIFICATIVA

Durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável realizada em setembro de 2015 pela Organização das Nações Unidas – ONU, o Brasil, juntamente com outros 193 países afiliados, adotou a Agenda 2030, destinada a promover a prosperidade do planeta e visa fortalecer a liberdade, a paz e a sustentabilidade, através da erradicação da pobreza.

Ela consiste de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (os ODS), com 169 metas e 231 indicadores. Os ODS são o núcleo da Agenda e deverão ser alcançados até o ano 2030; suas metas serão acompanhadas por meio de indicadores.

A agenda global deve ser desdobrada e adaptada para os niveis nacionais, regionais e territoriais, adaptada e interligada ao planejamento da gestão municipal de modo a contemplar as realidades locais e ser implantada em coordenação com os diferentes níveis de governo, bem como em articulação com diferentes atores do setor privado, da academia e da sociedade civil em geral.

II – OBJETIVO

Capacitar os participantes nos conceitos e na aplicação prática da metodologia de implantação e avaliação a nível local, dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, alinhados à estratégia local constante do Plano Estratégico (PPA) em consonância com as metas adotadas a nível nacional.

III – METODOLOGIA

O Curso será desenvolvido mediante apresentação dialogada de conceitos sobre o tema e aplicação de exercícios práticos em grupos de trabalho, com apresentação e discussão/avaliação de seus resultados, em classe.

IV – PÚBLICO ALVO

Gerentes, supervisores, dirigentes e técnicos envolvidos no planejamento, na implantação, no acompanhamento, na avaliação e gestão das estratégias organizacionais.

V – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• Agenda 2030, conceito e objetivos;
• Sustentabilidade, significado e importância;
• Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS;
• Participação dos órgãos públicos na Agenda 2030;
• Passos para a incorporação dos ODS na Agenda local;
• Diagnóstico local dos problemas e das necessidades sociais, ambientais e econômicas;
• Institucionalização da Agenda local 2030;
• Alinhamento dos Programas Municipais aos ODS;
• Estabelecimento de metas e seleção de indicadores;
• Cálculo dos resultados, classificação e representação;
• Avaliação dos resultados e proposição de iniciativas;
• Elaboração e divulgação do relatório voluntario livre RVL.
• Exercícios de aplicação prática dos conceitos apresentados e da metodologia utilizada.

VI – CARGA HORÁRIA / PERÍODO

O curso está previsto para o período de 10 a 14/06/2024, no horário das 08h às 12h, totalizando  16(dezesseis) horas/aula. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários à participação no evento.

O evento será ministrado nas instalações da ABOP – SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806 – CEP: 70.318-900, Brasília-DF. Para mais informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, ou na Internet acesse o endereço www.abop.org.br.

VII – INSCRIÇÃO / VALOR CURSO

As inscrições deverão ser feitas através da Ficha de Inscrição Online, enquanto houver vaga. O investimento na inscrição é de R$ 1.800,00 (hum mil e oitocentos reais) por participante.

Para cada 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas neste evento, a Abop está oferecendo 01(uma) bolsa integral adicional.

A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341 – ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24.938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF 07.343.300/001-00.

A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48h antes do inicio do evento, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.

IX. REQUISITOS

Ter curso superior ou exercício profissional na área de materiais, administração, assessoria, contabilidade, planejamento, orçamento e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas.


Professor: Professor Flavio Popinigis

Engenheiro Agrônomo pela UFPr, Mestre e PhD pela Mississippi State University.
Formado em Lead Assessor Training – P-E BATALAS, do Reino Unido.
Ex-empregado da Embrapa, onde exerceu funções de pesquisador, líder de projeto, Supervisor, Gerente de Produção, Coordenador da Qualidade, Coordenador de Desenvolvimento Institucional, Auditor da Qualidade, Chefe de Departamento e Assessor de Diretor; ministrou cursos de Gestão Estratégica, Auditoria da Qualidade, Análise e Melhoria de Processos e Elaboração e Gestão de Projetos.
Instrutor da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) em Cursos de Indicadores de Desempenho Organizacional e Fundamentos Conceituais e Metodológicos da Gestão de Processos, no Programa de Desenvolvimento de Gerentes Operacionais e Supervisores.
Professor da Escola de Administração e Negócios (ESAD) em cursos de Indicadores de Desempenho Organizacional e Modelagem e Gestão de Processos.
Professor da Escola de Administração Fazendária (ESAF) em cursos de Planejamento Estratégico, Modelagem e Gestão de Processos e Elaboração de Indicadores de Desempenho.
Foi consultor do Programa Qualidade e Participação na Administração Pública do Governo Federal e Professor da Disciplina de Modelagem de Processos de Negócios do MBA em Governança da Tecnologia da Informação, na Universidade Pioneira de Integração Social – UPIS.
Agraciado com o Prêmio “Excelência e Qualidade Brasil 2013 – Profissional do Ano 2013” categoria “Melhores do Ano – Palestrante/Cursos Especializados” – concedido pela Associação Brasileira de Liderança – BRASLIDER.


Não Sabe onde ficar? Confira a lista de hotéis em Brasília

Você deve estar logado para postar um comentário

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá,
Como podemos ajudar?