Curso de Contabilidade Aplicada ao Setor Público Via Siafi Operacional e SiafiWeb – Ao Vivo e Online – Turma Confirmada!

Ao vivo

Localização
Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806

Categorias

Data / Hora Date(s) - 03/04/2023 a 05/04/2023
08:00 - 18:00

Valor do curso R$0,00


Esse curso é reconhecido pelo Conselho Federal de Contabilidade – Parecer DF-578/2016 de acordo com a NBCPG12-R1 com pontuação 24 pontos

Brasília-DF, 03 a 05/04/2023
Horário do evento: 08h às 12h e 14h às 18h

Curso Confirmados

CARACTERÍSTICAS DOS CURSOS 100% ONLINE E AO VIVO

  1. A ABOP, oferece os treinamentos online e ao vivo, onde o aluno poderá com interagir entre eles e com o professor em tempo real.
  2. Serão mantidas e oferecidas a mesma qualidade já reconhecida nos cursos presenciais em que ministramos.
  3. As aulas virtuais ao vivo terão duração de 4 horas diárias onde o aluno receberá o material em arquivo eletrônico, bem como o certificado digital.

I – OBJETIVO

Promover aos participantes do curso treinamento com abordagem de conceitos avançados sobre a aplicação da contabilidade na Administração Pública Federal, com enfoque nos conceitos, estrutura (plano de contas e tabela de eventos), contabilização das operações típicas da administração pública, elaboração e análise dos Balanços Públicos. No curso serão utilizados exercícios práticos de consultas aplicados diretamente no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – Siafi , com a demonstração dos processos e transações que envolvem a geração dos Balanços Públicos.

 II – PÚBLICO ALVO

Destina-se a atender, prioritariamente, a especialistas e técnicos envolvidos nas ações de acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial que utilizem o Siafi . Curso fundamental para o gestor público federal que trabalham no setor de contabilidade ou que se relaciona direta ou indiretamente com a contabilidade por meio do Siafi . Também de interesse aos profissionais das diversas áreas e esferas de governo que desejam conhecer de forma aprofundada como se processa a contabilidade no governo de federal.
Esse curso é reconhecido pelo Conselho Federal de Contabilidade – Parecer DF-578/2016 de acordo com a NBCPG12-R1 com pontuação de 24 pontos.

 III – ESTRUTURA E CONTEÚDO

•  Demonstrar a aplicação da contabilidade na Administração Pública: conceito, objeto, exercício financeiro, regime contábil, campo aplicação, legislação, atos e fatos administrativos;
•  Principais conceitos da contabilidade pública: Dívida Fundada, Dívida Flutuante, Restos a Pagar, Despesas de Exercícios Anteriores, Dívida Ativa;
•  Apresentar as noções básicas da CASP Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Plano de Contas, Tabelas de Eventos, Situação, Indicador de Superávit Financeiro – ISF; Natureza de Informação;
•  Lançamentos Típicos dos atos e fatos da Administração Pública: Previsão da Receita e Fixação da Despesa, Descentralização de Créditos, Execução da Receita e da Despesa, Restos a Pagar, Dívida Ativa, Variações Patrimoniais Aumentativa e Diminutiva,  etc;
•  Apresentar conceitos, legislação e estrutura dos Balanços Públicos: Balanço Patrimonial – BP, Demonstração das Variações Patrimoniais – DVP, Balanço Financeiro – BF, Balanço Orçamentário – BO, Demonstração dos Fluxos de Caixa – DFC, Demonstração da Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL; Demonstrativo das Disponibilidades por Fonte de Recursos;
•   Como consultar >CONCONTA; >CONRAZAO de forma prática;
•  Mostrar as transações no SIAFI que dão suporte ao processo de elaboração e geração  dos Balanços Públicos:  Balanços, CONDEMCON – Consulta Balanços a nível de UG E DE ÓRGÃO e envio para o email;
•   Entender de forma prática como efetuar as regularizações contábeis no SIAFI com vistas a sanar as inconsistências e irregularidades nos Balanços;

 CONTEÚDO:

 Módulo I – Noções Básicas da Contabilidade Pública

1.    Conceito; Objeto;
2.    Exercício Financeiro;
3.    Regime Contábil e Orçamentário;
4.    Campo de Aplicação;
5.    Legislação;
6.    Atos e Fatos Administrativos.

 Módulo II – Estrutura do Registro Contábil aplicado ao SIAFI

 1.    Plano de Contas;
2.    Tabela de Eventos;
3.    Tabela de Situação do CPR;
4.    Tabela de Dedução do CPR.

 Módulo III  – Lançamentos Típicos  dos Atos e Fatos da Administração Pública

1.    Previsão da Receita;
2.    Fixação da Despesa;
3.    Descentralização de Créditos;
4.    Execução da Despesa: Empenho; Liquidação e Pagamento;
5.    Interferências Financeiras (VPD, VPA);
6.    Execução da Receita;
7.    Restos a Pagar;

 Módulo IV – Conceito e Estrutura dos Demonstrativos

1.    Demonstrações Contábeis da Contabilidade Pública – Legislação
2.    Balanço Financeiro;
3.    Balanço Patrimonial;
4.    Demonstração das Variações Patrimoniais;
5.    Balanço Orçamentário;
6.    Demonstração dos Fluxos de Caixa – DFC,
7.    Demonstração da Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL;

 Módulo V – Análise e Verificação da Consistência dos Demonstrativos Contábeis

1.    Balancete de Verificação
2.    Razão Contábil
3.    Análise do CONAUD – Inconsistência Outros;
4.    Análise do CONDESAUD – Contas Irregulares
5.    Consultando as Restrições Contábeis

 Módulo VII – Principais Regularizações Contábeis

 1.    Principais restrições/ocorrências a ser comentada ao vivo com os casos práticos dentro da realidade apresentada nas UGs

IV – METODOLOGIA

 Ao longo do curso serão apresentados aspectos teóricos e práticos dos temas relacionados. Assim, haverá aulas ONLINE AO VIVO e expositivas, com apresentação de slides; e aulas práticas de consultas, com acesso direto no SIAFI Operacional e SIAFI WEB, acompanhadas de exercícios e análise de casos práticos.

Cada participante receberá por email, cópia dos slides em PDF e demais materiais utilizados na ministração do curso.

 V – CARGA HORÁRIA E PERÍODO

 O curso será realizado no período de 03 a 05/04/2023, no horário das 08h ás 12h e 14h às 18h, totalizando 24 (vinte e quatro) horas-aula.

 VI- LOCAL E INFORMAÇÕES

O evento será ministrado por videoconferência na plataforma Zoom. Para mais informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, ou na Internet acesse o endereço www.abop.org.br

VII – INSCRIÇÕES

Deverão ser feitas através do preenchimento da Ficha de Inscrição, enquanto houver vagas. O investimento na inscrição é de R$ 1.600,00 (hum mil e seiscentos reais) por participante.

A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341– ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF 07.343.300/001-00.

A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48 horas antes do inicio do mesmo, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação exigida.

VIII – REQUISITOS:

Ter curso superior ou exercício profissional na área de contabilidade, patrimônio, orçamento, administração e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas e conhecimentos básicos de SIAFI e Contabilidade Pública.

Importante: Para entendimento do curso é pré-requisito que o aluno tenha conhecimento básico de SIAFI e de Contabilidade Pública. Portanto, recomenda-se para aquele que não possui o pré-requisito que antes se matricule nos seguintes cursos oferecidos pela ABOP:

– CURSO SOBRE SIAFI (Operacional) – SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

– CURSO DE CONTABILIDADE PÚBLICA

IX. REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS PARA OS CURSOS ONLINE

Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:

a) Computador com bom desempenho;
b) Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
c) Webcam e microfone;
d) Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone); e
e) Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

AMBIENTE: Curso ministrado em plataforma de videoconferência, totalmente ao vivo.

ACESSO: Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.


Não Sabe onde ficar? Confira a lista de hotéis em Brasília

Você deve estar logado para postar um comentário

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá,
Como podemos ajudar?