1º Curso de Captação de Recursos Federais – Emendas Parlamentares e Chamamento Público

Localização
Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806

Categorias

Data / Hora Date(s) - 15/09/2025 a 19/09/2025
14:00 - 18:00

Valor do curso R$2.500,00


Brasília-DF, 15 a 19/09/2025
Horário das 14h às 18h

I  – OBJETIVO

Capacitar servidores públicos para identificar oportunidades, estruturar projetos e acessar recursos da União por meio das emendas parlamentares e dos editais de chamamento público.

II – PÚBLICO -ALVO

Servidores públicos das áreas de planejamento, finanças, assistência social, saúde, educação, cultura, infraestrutura e administração, Organizações da Sociedade Civil, Técnicos de prefeituras e governos estaduais e municipais, Integrantes de comissões de parcerias e setores de convênios, Gestores e assessores parlamentares.

III – A ESTRUTURA E CONTEÚDO

1 – Fundamentos para Captar Recursos Federais

    • Introdução à captação de recursos
    • Diretrizes para captação de recursos
    • Identificação das oportunidades
    • Estratégias para captação dos recursos

2 – Emendas Parlamentares: Como Funciona e Como Acessar

    • Ciclo orçamentário e o papel das emendas
    • Emendas: individuais, de bancada, de comissão
    • Transferências Especiais e Transferências com Finalidade Definida
    • Estratégias de articulação institucional e captação efetiva
    • Etapas de cadastramento e execução via Transferegov

3 – Chamamento Públicos:  Como Funciona e Como Acessar

    • Como captar recursos dos Editais do Governo Federal
    • Critérios objetivos e alinhamento
    • Elaboração das propostas e Plano de Trabalho
    • Etapas de cadastramento e execução via Transferegov

4 – Aspectos Essenciais para elaborar e encaminhar propostas no Transferegov

    • Diagnóstico e planejamento de propostas conforme as políticas públicas federais
    • Elementos essenciais de um projeto (objetivo, justificativa, metas, cronograma, orçamento)
    • Como elaborar propostas com foco na execução
    • Dicas para cadastrar e enviar proposta no Transferegov.br

5 – Dicas de Boas Práticas

V – METODOLOGIA, CARGA HORÁRIA E PERÍODO

Exposição dialogada e exemplos práticos. Serão realizadas atividades práticas em sala.

O evento está programado para o período de 15 a 19/092025, no horário das 14h às 18h, totalizando 20 (vinte) horas/aula. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários ao desempenho do evento.

VI – INFORMAÇÕES

O evento será ministrado no Auditório da ABOP – SCS, Qd. 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806 – CEP: 70.318-900, Brasília-DF. Para maiores informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, na Internet acesse o endereço www.abop.org.br

VII – INSCRIÇÕES

Deverão ser feitas diretamente através do preenchimento da ficha online, enquanto houver vagas. O investimento da inscrição é de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) por participante.

Para cada 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas neste evento,  a Abop está oferecendo 01(uma) bolsa integral adicional.

 A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341– ITAU – Agência 8635, Conta Corrente nº 24938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF 07.343.300/001-00.

A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48 horas do inicio do mesmo, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.

VIII – REQUISITOS

Ter curso superior ou exercício profissional na área de auditoria, planejamento, orçamento e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas.

IX – INSTRUTORA –  Profa.  Zizete Falcão

Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA; MBA em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá; Pós-graduada em Gestão Governamental pela Universidade Estadual da Bahia e em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes; MBA em Recursos Humanos pela Universidade São Camilo, Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Salvador. Possui vivência prática de 25 anos como gestora, consultora, professora e mentora, atuando em órgãos Federais, Estaduais, Municipais e Organizações da Sociedade Civil.

Especialista em Captação de Recursos, Emendas Parlamentares, Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, Elaboração e Análise de Projetos, Gestão de Convênios e instrumentos congêneres.

Autora dos livros:

    • Simplificando o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil: Tudo o que você sempre quis saber com perguntas e respostas.
    • Guia Prático de Convênios: Principais Falhas e Irregularidades Apontadas pela Controladoria Geral da União – CGU e pelo Tribunal de Contas da União – TCU.
    • Mentora do Programa InovAtiva Brasil, Impulso Regional e Empreendedoras Tech.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3339801718894536

 


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