1º Curso de Captação de Recursos Federais – Emendas Parlamentares e Chamamento Público

Localização
Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806
Categorias
Data / Hora
Date(s) - 15/09/2025 a 19/09/2025
14:00 - 18:00
Valor do curso R$2.500,00
Horário das 14h às 18h
I – OBJETIVO
Capacitar servidores públicos para identificar oportunidades, estruturar projetos e acessar recursos da União por meio das emendas parlamentares e dos editais de chamamento público.
II – PÚBLICO -ALVO
Servidores públicos das áreas de planejamento, finanças, assistência social, saúde, educação, cultura, infraestrutura e administração, Organizações da Sociedade Civil, Técnicos de prefeituras e governos estaduais e municipais, Integrantes de comissões de parcerias e setores de convênios, Gestores e assessores parlamentares.
III – A ESTRUTURA E CONTEÚDO
1 – Fundamentos para Captar Recursos Federais
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- Introdução à captação de recursos
- Diretrizes para captação de recursos
- Identificação das oportunidades
- Estratégias para captação dos recursos
2 – Emendas Parlamentares: Como Funciona e Como Acessar
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- Ciclo orçamentário e o papel das emendas
- Emendas: individuais, de bancada, de comissão
- Transferências Especiais e Transferências com Finalidade Definida
- Estratégias de articulação institucional e captação efetiva
- Etapas de cadastramento e execução via Transferegov
3 – Chamamento Públicos: Como Funciona e Como Acessar
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- Como captar recursos dos Editais do Governo Federal
- Critérios objetivos e alinhamento
- Elaboração das propostas e Plano de Trabalho
- Etapas de cadastramento e execução via Transferegov
4 – Aspectos Essenciais para elaborar e encaminhar propostas no Transferegov
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- Diagnóstico e planejamento de propostas conforme as políticas públicas federais
- Elementos essenciais de um projeto (objetivo, justificativa, metas, cronograma, orçamento)
- Como elaborar propostas com foco na execução
- Dicas para cadastrar e enviar proposta no Transferegov.br
5 – Dicas de Boas Práticas
V – METODOLOGIA, CARGA HORÁRIA E PERÍODO
Exposição dialogada e exemplos práticos. Serão realizadas atividades práticas em sala.
O evento está programado para o período de 15 a 19/092025, no horário das 14h às 18h, totalizando 20 (vinte) horas/aula. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários ao desempenho do evento.
VI – INFORMAÇÕES
O evento será ministrado no Auditório da ABOP – SCS, Qd. 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806 – CEP: 70.318-900, Brasília-DF. Para maiores informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, na Internet acesse o endereço www.abop.org.br
VII – INSCRIÇÕES
Deverão ser feitas diretamente através do preenchimento da ficha online, enquanto houver vagas. O investimento da inscrição é de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) por participante.
Para cada 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas neste evento, a Abop está oferecendo 01(uma) bolsa integral adicional.
A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341– ITAU – Agência 8635, Conta Corrente nº 24938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF 07.343.300/001-00.
A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48 horas do inicio do mesmo, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.
VIII – REQUISITOS
Ter curso superior ou exercício profissional na área de auditoria, planejamento, orçamento e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas.
IX – INSTRUTORA – Profa. Zizete Falcão
Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA; MBA em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá; Pós-graduada em Gestão Governamental pela Universidade Estadual da Bahia e em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes; MBA em Recursos Humanos pela Universidade São Camilo, Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Salvador. Possui vivência prática de 25 anos como gestora, consultora, professora e mentora, atuando em órgãos Federais, Estaduais, Municipais e Organizações da Sociedade Civil.
Especialista em Captação de Recursos, Emendas Parlamentares, Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, Elaboração e Análise de Projetos, Gestão de Convênios e instrumentos congêneres.
Autora dos livros:
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- Simplificando o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil: Tudo o que você sempre quis saber com perguntas e respostas.
- Guia Prático de Convênios: Principais Falhas e Irregularidades Apontadas pela Controladoria Geral da União – CGU e pelo Tribunal de Contas da União – TCU.
- Mentora do Programa InovAtiva Brasil, Impulso Regional e Empreendedoras Tech.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3339801718894536
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