Curso de Auditoria Governamental e Controles Internos – Ao Vivo e Online

Ao vivo

Localização
Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806

Categorias

Data / Hora Date(s) - 03/06/2024 a 12/06/2024
08:00 - 12:00

Valor do curso R$1.800,00


 Brasília-DF, 03 a 12/06/2024
Horário do evento: 08h às 12h

CARACTERÍSTICAS DO CURSO DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL –  100% ONLINE E AO VIVO

  1. A ABOP, oferece os treinamentos online e ao vivo, onde o aluno poderá com interagir entre eles e com o professor em tempo real.
  2. Serão mantidas e oferecidas a mesma qualidade já reconhecida nos cursos presenciais em que ministramos.
  3. As aulas virtuais ao vivo terão duração de 4 horas diárias onde o aluno receberá o material em arquivo eletrônico, bem como o certificado digital.

I – JUSTIFICATIVA

A atividade da auditoria governamental é essencial para que qualquer organização, pública ou privada, alcance bons resultados com segurança e de acordo com as leis e regulamentos.

É crescente na administração pública brasileira o esforço de adesão às normas internacionais de auditoria. Exemplo disso, são a Instrução Normativa CGU nº 3/2017 e a Resolução CNJ nº 309/2020. Essas e outras normas estabelecem referenciais de auditoria interna baseados em gestão de risco, integridade e governança, em linha com as normas do Institute of Internal Auditors (IIA), adotadas e reconhecidas em todo o mundo.

Com isso, o profissional de auditoria interna governamental tem sido visto, cada vez mais, como parte da solução dos problemas, ao invés de ser alguém que cria dificuldades. Para consolidar essa imagem, o auditor precisa compreender os conceitos que fundamentam essa transformação, além de estar preparado para aplicar as mais modernas técnicas de avaliação e de consultoria.

O conteúdo programático deste curso foi elaborado com base nas normas e orientações do IIA, do Tribunal de Contas da União (TCU), da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), bem como nas melhores práticas observadas na atuação desses órgãos. Foi inserido, também, conteúdo relacionado à aplicação de técnicas de auditoria de forma remota, que é uma tendência bastante forte em todo o mundo.

A proposta é de um curso telepresencial, que alia as vantagens da educação à distância (aulas em casa e relativa flexibilidade de horário para os exercícios individuais) com as da capacitação presencial (interação direta com o instrutor e com os colegas). A principal característica desse modelo é a mescla da teoria com a prática, que se dará por meio de atividades dirigidas em grupo, com utilização de aplicativos e plataformas de comunicação, sob a supervisão do instrutor.

Trata-se, portanto, de um curso atual tanto no conteúdo quanto na didática e nos meios utilizados para potencializar o aprendizado.

II – OBJETIVO

Capacitar os participantes para o desempenho de atividades de auditoria interna com elevado nível de qualidade, compatível com os padrões definidos em normas internacionais e nacionais de auditoria governamental, de modo a habilitá-los para que contribuam no alcance dos objetivos das organizações a que servem e sejam impulsionadores da eficiência na gestão.

III – PÚBLICO ALVO

Profissionais de auditoria interna e de tribunais de contas (estaduais e municipais), e demais interessados em práticas de auditoria sobre a aplicação de recursos públicos.

IV – A ESTRUTURA E CONTEÚDO

Auditoria interna: conceito e propósito; Atividades de avaliação e de consultoria; Sistema de Controle Interno: componentes e funcionamento;  Normas de Auditoria: Red Book (IIA), NAT (TCU), Manual de Auditoria Operacional (TCU), IN CGU nº 3/2017, Resolução CNJ nº 309/2020 e outros padrões; Princípios e requisitos éticos; Gestão de riscos. Linhas de defesa da administração. Controles internos administrativos. Referenciais COSO 1, 2 e 3; Plano de Auditoria Interna baseado em riscos;  Planejamento da auditoria; Matriz de Planejamento; Programa de trabalho; Execução da auditoria; Testes de auditoria; Técnicas e procedimentos de auditoria; Aplicação remota de procedimentos de auditoria: requisitos, meios, pontos de atenção; Documentação; Evidência em auditoria; Tipos de evidência; Documentação das evidências; Achados de auditoria; Matriz de Achados; Benefícios da ação de controle; Relatório de Auditoria: estrutura, requisitos de qualidade, construção participativa e elaboração de recomendações; Plano de ação; Monitoramento dos resultados da auditoria; Controle de qualidade; Auditoria de natureza operacional (ANOp); Dimensões do desempenho: economicidade, eficiência, eficácia, efetividade e eqüidade; Diagnóstico de ambiente (análises SWOT e Stakeholder); Diagnóstico de processo (mapas de processo e análise RECI); Diagnóstico de desempenho (mapa de produtos e indicadores de desempenho).

V – METODOLOGIA, DATA DE REALIZAÇÃO E CARGA HORÁRIA 

O curso está previsto para o período de 03 a 12/06/2024, das 08h às 12h, totalizando  32 (trinta e duas) horas/aula distribuídas em 8 dias úteis. A cada dia, o treinando participará de 2 horas de aula ao vivo e online e outras 2 horas dedicadas a atividades individuais (exercícios) ou em grupo supervisionado (aplicação de técnicas e procedimentos de auditoria). Os resultados das atividades em grupo serão sempre apresentados à turma e comentados pelo instrutor. Os exercícios individuais serão corrigidos, com feedback ao treinando. Será utilizada plataforma de videoconferência e aplicativos direcionados ao trabalho em equipe. Na oportunidade, cada participante receberá, em meio digital, apostilas e demais materiais necessários ao desempenho do evento.

VI- LOCAL E INFORMAÇÕES

O evento será ministrado por videoconferência na plataforma Zoom. Para mais informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 ou na Internet acesse o endereço www.abop.org.br

VII – INSCRIÇÕES

Deverão ser feitas do preenchimento da Ficha de Inscrição Online, enquanto houver vagas. O investimento na inscrição é de R$ 1.800,00 (hum mil e oitocentos reais) por participante. A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341– ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF 07.343.300/001-00.

A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48 horas antes do inicio do mesmo, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação exigida.

VIII. REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS PARA OS CURSOS ONLINE

Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:

a) Computador com bom desempenho;
b) Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
c) Webcam e microfone;
d) Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone); e
e) Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

AMBIENTE: Curso ministrado em plataforma de videoconferência, totalmente ao vivo.

ACESSO: Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.


Não Sabe onde ficar? Confira a lista de hotéis em Brasília

Você deve estar logado para postar um comentário

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá,
Como podemos ajudar?