2º Curso de Análise de Projetos, Propostas e Plano de Trabalho das Emendas Parlamentares
Localização
Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806
Categorias
Data / Hora
Date(s) - 15/09/2025 a 19/09/2025
08:00 - 12:00
Valor do curso R$2.500,00
Brasília-DF, 15 a 19/09/2025
Horário: 08h às 12h
I – OBJETIVO
Capacitar profissionais para o correto entendimento das análises de projetos, propostas de planos de trabalhos das Emendas Parlamentares, de forma prática, abordando aspectos legais.
Metodologia: Exposição dialogada e exemplos práticos. Serão realizadas atividades em sala.
Instrutora: Profa. Zizete Falcão
Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA; MBA em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá; Pós-graduada em Gestão Governamental pela Universidade Estadual da Bahia e em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes; MBA em Recursos Humanos pela Universidade São Camilo, Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Salvador. Possui rica experiência de 25 anos como gestora, consultora, professora e mentora, atuando em órgãos Federais, Estaduais, Municipais e Organizações da Sociedade Civil.
Especialista em Captação de Recursos, Emendas Parlamentares, Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, Elaboração e Análise de Projetos, Gestão de Convênios e instrumentos congêneres.
Autora dos livros:
– Simplificando o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil: Tudo o que você sempre quis saber com perguntas e respostas.
– Guia Prático de Convênios: Principais Falhas e Irregularidades Apontadas pela Controladoria Geral da União – CGU e pelo Tribunal de Contas da União – TCU.
Mentora do Programa InovAtiva Brasil, Impulso Regional e Empreendedoras Tech.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3339801718894536
Capacitar profissionais para o correto entendimento das análises de projetos, propostas de planos de trabalhos das Emendas Parlamentares, de forma prática, abordando aspectos legais.
II – PÚBLICO-ALVO
Gestores Públicos, responsáveis pela administração de recursos e execução de programas e projetos. Diretores de Planejamento e Orçamento, encarregados de elaborar e acompanhar a execução orçamentária. Coordenadores de Programas Governamentais, que gerenciam programas que dependem de emendas parlamentares para financiamento. Analistas de Planejamento e Orçamento, que atuam diretamente na análise e distribuição dos recursos orçamentários e Assessores Técnicos, que prestam suporte aos gestores na elaboração e acompanhamento das emendas.
III – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
a) Entendendo os aspectos essenciais das Emendas Parlamentares
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- Princípios Constitucionais
- Legislação Atualizada – Incluindo a Lei Complementar nº 210/24
- Conceitos essenciais
- Tipos de Emendas
- Beneficiários
- Entendendo o Fluxo
- Cenário atual
- Aspectos Básicos do Sistema Orçamentário das Emendas
b) Visão Geral dos Programas divulgados no Transferegov.br
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- Aspectos legais
- Tipos de Programas
- Tipos de Instrumentos
- Programas e desdobramentos na estrutura de propostas
- Questões essenciais do Programa X Proposta X Plano de trabalho
c) Normativos e Cronogramas das Emendas Parlamentares – Portaria Conjunta MPO/MF/MGI/SRI-PR nº 2/2025
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- Operacionalização
- Encaminhamento de Proposta e Plano de Trabalho
- Prazos – Atualizados Cronogramas de 2025
- Aspectos gerais para Análise das propostas
- Aspectos gerais Complementação das propostas
- Vedações
- Impedimentos de ordem técnica
d) Critérios para Análise e Seleção de Projetos, Propostas e Plano de Trabalho das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) – Lei nº 13.019/14, Decreto nº 8726/24, incluindo as atualizações do Decreto nº 11.948/2024
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- Aspectos essenciais do MROSC
- Definição do terceiro setor e sua importância na sociedade
- Conceitos essenciais
- Vedações
- Alinhamento dos Programas com as Propostas
- Critérios de seleção específicos
- Aspectos essenciais nas análises dos Projetos, Propostas e Plano de Trabalho
- O que pode ser inserido na proposta e no Plano de Trabalho
- Capacidade técnica e gerencial
- Impedimentos de Ordem Técnica
- Aspectos essenciais da análise
- Aspectos do Transferegov.br
- Boas Práticas
e) Critérios para Análise e Seleção de Projetos, Propostas e Plano de Trabalho dos Entes da Federação – Portaria Conjunta MGI/MF/CGU nº 33, de 30 de agosto de 2023
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- Base Legal
- Vedações
- Alinhamento dos Programas com as Propostas
- Critérios de seleção específicos
- Despesas de Custeio e de Capital
- Aspectos essenciais nas análises dos Projetos, Propostas e Plano de Trabalho
- O que pode ser inserido na proposta e no Plano de Trabalho
- Projeto Básico
- Termo de Referência
- Impedimentos de Ordem Técnica
- Aspectos essenciais da análise
- Aspectos do Transferegov.br
- Boas Práticas
f ) Exigências para Formalização e Celebração dos Instrumentos
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- Embasamento Legal para celebração
- Registros no Transferegov.br
- Declarações
- Consultar Adimplência / Inadimplência dos proponentes
g) Principais inconformidades apontadas pelo controle nas análises das propostas e planos de trabalhos pelos Ministérios
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- Visão Geral do Controle
- Principais inconformidades recorrentes nas análises das propostas
IV – METODOLOGIA
Serão realizadas aulas teóricas sobre os assuntos acima relacionados. Assim, os participantes terão o conhecimento da legislação e dos conceitos pré-definidos pelas normas aplicáveis à temática. As aulas são expositivas e participativas, com exemplos de casos, esclarecimento de dúvidas e apresentação de slides.
V – MATERIAL DIDÁTICO
Para maior esclarecimento dos tópicos estudados, o curso apresenta como material didático apostila de slides.
VI. INFORMAÇÕES/VALOR
O evento será ministrado no Auditório da ABOP – SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806 – CEP: 70.318-900, Brasília-DF, programado para o período de 015 a 19/09/2025, das 08h às 12h, totalizando 20(vinte) horas/aulas, no valor de R$ 2.500,00(dois mil e quinhentos reais). Para maiores informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 ou na Internet acesse o endereço www.abop.org.br.
Para cada 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas neste evento, a Abop está oferecendo 01(uma) bolsa integral adicional.
A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341– ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/ DF07. 343.300/001-00.
A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48h antes do inicio do evento, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.
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