1º Curso de Elaboração e Análise de Projetos e Planos de Trabalho com foco na Captação de Recursos Federais
Localização
Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806
Categorias
Data / Hora
Date(s) - 25/05/2026 a 29/05/2026
08:00 - 12:00
Valor do curso R$2.500,00
Brasília-DF, 25 a 29/05/2026
Horário: 08h às 12h
I. OBJETIVO
Capacitar profissionais para elaborar e analisar projetos, propostas e planos de trabalho destinados à celebração de Convênios, Contratos de Repasse, Termo de Fomento e Termo de Colaboração garantindo a conformidade legal, a eficiência na aplicação dos recursos públicos e à prevenção de irregularidades.
II – PÚBLICO ALVO
Servidores públicos, Gestores públicos, Auditores e Controladores internos e externos, Administradores, Contadores, Prefeitos, Vereadores, Consultores, Secretários, Assessores, Diretores, Coordenadores e Assistentes do Poder Executivo Federal. Colaboradores do Sistema “S” e das Organizações da Sociedade Civil (OSCs).
III – METODOLOGIA
A metodologia do curso é interativa e estimula a reflexão, alterna exposição dialogada, com exemplos práticos e troca de experiências entre os participantes. Serão realizadas atividades práticas em sala.
IV- CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Noções Gerais
- Cenário Atual
- Panorama das transferências voluntárias
- Aspectos essenciais para os partícipes
- Visão geral dos normativos
- Definições essenciais
- Projetos X Plano de Trabalho X Proposta de Trabalho
- Entendendo o Fluxo
- Planejamento e Identificação de Oportunidades
- Aspectos Essenciais
- Entendendo os Programas do Governo Federal
- Plano Plurianual (PPA)
- Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)
- Lei Orçamentária Anual (LOA)
- Estabelecimento dos problemas e oportunidades
- Dicas práticas para captar recursos com foco na execução
- Aspectos essenciais para Elaboração da Proposta e do Plano de Trabalho no Transferegov.br
- Visão geral do Transferegov.br
- Perfis
- Incluir Proposta
- Incluir Participantes
- Interesses Recíprocos
- Cronograma Físico
- Cronograma Desembolso
- Plano de Aplicação Detalhado
- Projeto Básico
- Termo de Referência
- Anexos
- Declarações
- DICAS PRÁTICAS e essenciais para inserir as informações no Transferegov.br
- Ferramentas Práticas aplicadas à elaboração de projetos e planos de trabalho
- ATIVIDADE PRÁTICA
- Passo a Passo para Elaboração de Projetos com foco na Captação de Recursos
- Aspectos Gerais e Específicos
- Principais demandas
- Diagnóstico
- Objeto
- Justificativa
- Beneficiários
- Parcerias e articulações
- Prazo
- Custo
- Metas X Etapas
- Valor
- Equipe
- Cronograma
- Bens
- Serviços
- Resultados esperados com a implementação do projeto (produto, efeitos e impactos)
- Monitoramento e avaliação das ações (indicadores de desempenho)
- Capacidade técnica e gerencial
- Projeto Básico e Termo de Referência
- Roteiro para elaboração de Projetos e Plano de Trabalho
- Critérios para Análise e Seleção de Projetos e Plano de Trabalho no Transferegov.br
- Diretrizes
- Aspectos do Transferegov.br
- Emendas Parlamentares
- Chamamento Público
- Critérios legais
- Critérios de seleção específicos
- Aspectos essenciais da análise
- Transparência
- Responsabilidades
- Roteiro para análise e seleção de Projetos e Plano de Trabalho
- Prevenção de Irregularidades
- Principais achados dos Tribunais de Contas
- Falhas recorrentes na fase de elaboração
V. INFORMAÇÕES/VALOR/PERÍODO DE REALIZAÇÃO
O evento será ministrado no Auditório da ABOP – SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806 – CEP: 70.318-900, Brasília-DF, programado para o período de 25 a 29/05/2026, das 08h às 12h, totalizando 20(vinte) horas/aulas, no valor de R$ 2.500,00(dois mil e quinhentos reais). Para maiores informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 ou na Internet acesse o endereço www.abop.org.br.
Para cada 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas neste evento, a Abop está oferecendo 01(uma) bolsa integral adicional.
A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341– ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/ DF07. 343.300/001-00.
A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48h antes do inicio do evento, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.
VI. INSTRUTORA
Profa. Zizete Falcão
Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA; MBA em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá; Pós-graduada em Gestão Governamental pela Universidade Estadual da Bahia e em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes; MBA em Recursos Humanos pela Universidade São Camilo, Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Salvador. Possui rica experiência de 25 anos como gestora, consultora, professora e mentora, atuando em órgãos Federais, Estaduais, Municipais e Organizações da Sociedade Civil.
Especialista em Captação de Recursos, Emendas Parlamentares, Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, Elaboração e Análise de Projetos, Gestão de Convênios e instrumentos congêneres.
Autora dos livros:
– Simplificando o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil: Tudo o que você sempre quis saber com perguntas e respostas.
– Guia Prático de Convênios: Principais Falhas e Irregularidades Apontadas pela Controladoria Geral da União – CGU e pelo Tribunal de Contas da União – TCU.
Mentora do Programa InovAtiva Brasil, Impulso Regional e Empreendedoras Tech.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3339801718894536
Capacitar profissionais para o correto entendimento das análises de projetos, propostas de planos de trabalhos das Emendas Parlamentares, de forma prática, abordando aspectos legais.
Não Sabe onde ficar? Confira a lista de hotéis em Brasília