2º Curso Conformidade Contábil com Análise de Balancete
Localização
Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806
Categorias
Data / Hora
Date(s) - 18/05/2026 a 22/05/2026
08:15 - 12:15
Valor do curso R$2.500,00
Verificando riscos, materialidade, relevância, inconsistências, saldos alongados, irrisórios e indevidos
Brasília-DF, 18 a 22/05/2026
Horário do evento: 08h15 às 12h15
I – APRESENTAÇÃO
Esse curso é de suma importância para as áreas orçamentária, financeira, patrimonial e conformidades, bem como os Contadores Públicos, Auditores Públicos, principalmente para aqueles que atuam na Setorial Contábil, Controle Interno e Auditoria como responsáveis pela Conformidade Contábil, uma das atribuições estabelecidas pela Lei 10.180/2001 e no art.13 da IN TCU 84/2020.
II – OBJETIVO
Trazer aos participantes a explicação clara e objetiva sobre os principais aspectos relacionados à Análise de Balancete no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI com vistas a permitir a identificação das irregularidades, inconsistências, identificação de saldos irrisórios e saldos alongados, detectar riscos; verificação da falta de registro da Conformidade de Registro de Gestão, e verificação do cumprimento das exigências estabelecidas pela Lei Federal nº 4.320/64, Lei 10.180/2001 e Decreto 6.976/2009 e orientações estabelecidas nas macrofunções do MANUALWEB da STN e no art.13 da IN TCU 84/2020.
Levar os participantes ao domínio das análises das contas contábeis e do balancete de seu órgão e/ou Unidade Gestora em busca da identificação da origem dos saldos e regularização das inconsistências.
III. PÚBLICO-ALVO
Servidores Públicos que atuam na Setorial Contábil, Controle Interno, Auditoria e Ordenadores de Despesas, na área de Execução orçamentária e financeira e patrimonial e Gestores em geral.
IV. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- BASE LEGAL
- BASE ADMINISTRATIVA
- DEFINIÇÕES
- CONCEITOS
- Relevância;
- Materialidade;
- Restrição Contábil;
- Inconsistência Relevante;
- Controle Interno
- SETORIAL DE CONTABILIDADE
- Setorial Contábil de Órgão
- Setorial Contábil de Órgão Superior
- Seccional De Contabilidade
- RESPONSABILIDADE PELA INFORMAÇÃO CONTÁBIL
- Profissional Em Contabilidade
- UNIDADE GESTORA EXECUTORA
- PROCEDIMENTOS PARA REGISTRO DA CONFORMIDADE CONTÁBIL
- AUSÊNCIA OU INCIDÊNCIA DE OCORRÊNCIAS CONTÁBEIS
- CLASSIFICAÇÃO DAS OCORRÊNCIAS CONTÁBEIS
- INSTRUMENTOS PARA O LEVANTAMENTO DAS OCORRÊNCIAS CONTÁBEIS
- SETORIAL/SECCIONAL DE CONTABILIDADE DE UG
Transações no SIAFI e no SIAFIWEB - SIAFIWEB – CONCONFCON (Registro e Consulta); CONRESTCON
- SIAFIWEB – CONDEMCOM; CONDESAUD;
- SIAFI OPERACIONAL >BALANCETE
- TESOURO GERENCIAL – BALANCETE
- SETORIAL/SECCIONAL DE CONTABILIDADE DE UG
- SETORIAL/SECCIONAL DE CONTABILIDADE DE ÓRGÃO
- SETORIAL DE CONTABILIDADE DE ÓRGÃO SUPERIOR
- CONFORMIDADE CONTÁBIL DO BALANÇO-GERAL DA UNIÃO
- RESPONSABILIDADE PELO REGISTRO
- RESPONSABILIDADE PELA INFORMAÇÃO CONTÁBIL
- COMPETÊNCIAS DAS SETORIAIS/SECCIONAIS DE CONTABILIDADE
- SETORIAIS DE UG, DE ÓRGÃO E ÓRGÃO SUPERIOR
- PRAZOS PARA REGISTRO DA CONFORMIDADE CONTÁBIL
- TRANSAÇÃO CONFECMES – SIAFIWEB;
- SEGREGAÇÃO DE FUNÇÃO NA REALIZAÇÃO DA CONFORMIDADE CONTÁBIL
- CONCEITO E OBSERVÂNCIA DO PRINCÍPIO DA SEGREGAÇÃO DE FUNÇÃO
- ASSUNTOS RELACIONADOS
- CALENDARIO DE FECHAMENTO DO MES
Transação: INCFECMES – ATUALIZA CALENDARIO FECHAMENTO
Transação: CONFECMES – CONSULTA CALENDARIO FECHAMENTO
14.2 CONFORMIDADE DE REGISTRO DE GESTÃO SIAFIWEB
Transação: GERCONFGES – REGISTRA E CONSULTA CONFORMIDADE DE REGISTRO DE GESTAO - AFIRMAÇÕES NAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS (Manual de Auditoria Financeira do Tribunal de Contas da União – TCU)
- Existência;
- Ocorrência;
- Integralidade;
- Direitos e Obrigações;
- Exatidão, Valorização e Alocação;
- Corte;
- Classificação e Compreensibilidade
- CONFORMIDADE CONTÁBIL – SIAFIWEB
Transação: CONCONFCON – ATUALIZA CONFORMIDADE CONTÁBIL
Transação: CONCONFCON – CONSULTA CONFORMIDADE CONTÁBIL - TABELA DE UG E ORGAO
Transação: >CONUG – CONSULTA UNIDADE GESTORA
Transação: >CONORGAO – CONSULTA ORGÃO E DE ÓRGÃO SUPERIOR - ROL DE RESPONSAVEIS
Transação: >ATUUG – ATUALIZA UG
Transação: >ATUAGENTE – ATUALIZA AGENTE RESPONSÁVEL - SALDO INVERTIDO
Transação: >BALANCETE e BALANCETE (Tesouro Gerencial)
Transação: >CONRAZAO - INDICADORES CONTABEIS DE CONTA E DE EVENTOS
Transação: >CONINDCONT CONSULTA INDICARES CONTÁBEIS - MACROFUNCOES DE APOIO – MANUAL SIAFI
Macrofunção: 02.03.15 CONFORMIDADE CONTÁBIL
Macrofunção: 02.03.14 CONFORMIDADE DE REGISTRO DE GESTÃO
Macrofunção: 02.10.03 MANUAL DE ANALISE DOS DEMONSTRATIVOS E AUDITORES CONTÁBEIS
Macrofunção: 02.10.06 MANUAL DE REGULARIZAÇÕES CONTÁBEIS
Macrofunção: 02.03.17 RESTOS A PAGAR
Macrofunção
- CALENDARIO DE FECHAMENTO DO MES
- ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO
- Conceito do Encerramento do Exercício;
- Norma de Encerramento do Exercício;
- Prazos para os processos do Encerramento;
- Transações no SIAFI para acompanhamento do Encerramento
V – METODOLOGIA, CARGA HORÁRIA E PERÍODO:
O evento será apresentado e desenvolvido na forma de exposições e debates de temas atuais, demonstrações em aulas prática e detalhada.
O evento está previsto para o período de 18 a 22/05/2026, no horário das 08h15 às 12h15, totalizando 20(vinte) horas/aula. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários ao desempenho do evento.
VI – LOCAL E INFORMAÇÕES:
O evento será ministrado no Auditório da ABOP – SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806 – CEP: 70.318-900, Brasília-DF. Para maiores informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, ou na Internet acesse o endereço www.abop.org.br
VII – INSCRIÇÕES
Deverão ser feitas através do preenchimento da Ficha de Inscrição Online, enquanto houver vaga. O investimento na inscrição é de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) por participante.
A partir de 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas neste evento, a Abop está oferecendo (uma) bolsa integral ao 6º(sexto) participante.
A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341 – ITAU – Agência 8635, Conta Corrente nº 24.938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF 07.343.300/001-00.
A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48h antes do inicio do evento, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.
VIII – REQUISITOS:
Ter curso superior ou exercício profissional na área de planejamento, auditoria, assessoria, orçamento e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas e conhecimento básico de SIAFI operacional.
O participante deverá trazer a senha de acesso ao sistema.
Não Sabe onde ficar? Confira a lista de hotéis em Brasília