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I CURSO DE SIAFI OPERACIONAL PARA INICIANTES

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Brasília-DF, 16 a 20/09/2019
Horário do evento: 08h às 12h

Ficha de Inscrição

Após o preenchimento da ficha enviar para o email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

I - OBJETIVO:

 O Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) é a ferramenta governamental para a execução e o controle orçamentário, financeiro e patrimonial das unidades administrativas federais. O curso para alunos iniciantes é proposto para que novos servidores e/ou empregados públicos federais possam compreender conceitos básicos da Administração Pública Federal e utilizar os instrumentos disponibilizados pelo sistema Siafi de uma maneira eficaz. Ao final do curso, o aluno estará apto a:

• Entender os principais conceitos da Administração Pública Federal utilizados no sistema Siafi. 
• Compreender o papel do sistema Siafi na Administração Pública Federal.
• Acessar o sistema Siafi.
• Diferenciar crédito de recurso.
• Compreender a importância da Contabilidade aplicada ao Setor Público para o melhor aproveitamento das ferramentas do sistema Siafi.
• Consultar os documentos registrados no SIAFI.
• Consultar transações da execução orçamentária e financeira.
•Participar do curso “Execução Orçamentária e Financeira no Siafi, para maior detalhamento do sistema Siafi. 

II - PÚBLICO ALVO:

Destina-se a atender, prioritariamente, a novos servidores e/ou empregados públicos federais, profissionais de administração, economia, gestores públicos que trabalhem com informações orçamentárias e financeiras, bem como pessoas interessadas nos fundamentos básicos necessários para a utilização do sistema Siafi nas ações de acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial das diversas esferas de governo.

III - ESTRUTURA E CONTEÚDO:

Módulo I – Noções de Administração Pública Federal
1. Diferença entre órgãos da administração direta e indireta de acordo com o Decreto-Lei nº 200/67. 2. Ciclo orçamentário. 3. Noções dos instrumentos de planejamento governamental: PPA, LDO, LOA. 4. Princípios orçamentários. 5. Distinção entre crédito e recurso. 6. Entendendo as etapas da execução da despesa (empenho, liquidação e pagamento).

Módulo II – Acesso ao sistema Siafi
1. Histórico do sistema Siafi 2. Acesso ao ambiente Siafi (ambiente HOD) 3. Acesso ao sistema Siafi (ambiente Web) 4. Explorando o cabeçalho do Siafi (alterar cores da tela, gravar macros, copiar/colar documentos) 5. Visualizando a árvore do Siafi 6. Trabalhando detalhadamente o módulo Comunica (ambientes HOD e Web) 7. Exercícios práticos no sistema.

Módulo III – Noções de Contabilidade aplicada ao Setor Público (CASP)
1. CASP: Conceitos Básicos. 2. Equação Fundamental da Contabilidade 3. Método de partidas dobradas. 4. Apresentando o Plano de Contas aplicado ao Setor Público (PCASP). 5. O registro contábil no Siafi. 6. Apresentando a transação CONCONTA. 7. Consultas básicas de saldos contábeis no Siafi (>CONRAZAO e >BALANCETE) 8. Exercícios práticos no sistema.

Módulo IV – Principais transações e documentos relacionados ao Siafi
1. Explorando o Portal Siafi. 2. Explorando o Manual Siafi. 3. Apresentando os verbos do sistema Siafi 4. Diferença entre unidade gestora e unidade orçamentária. 5. Apresentando as transações CONORGAO, CONUG e CONUO. 6. 7. Identificando os principais documentos da execução da despesa pública no Siafi (ND, NC, NE, PF, NS, OB). Exercícios práticos no sistema.

Módulo V – Dinâmica de Avaliação do Aprendizado
O aluno participará de dinâmica de verificação de aprendizado de todo o conteúdo do curso a partir de exercícios teóricos relacionados à utilização do sistema Siafi.

IV – METODOLOGIA E PERÍODO

Ao longo do curso serão apresentados aspectos teóricos e práticos dos temas relacionados. Assim, haverá aulas expositivas, com apresentação de slides e aulas práticas, com acesso ao SIAFI Operacional, acompanhadas de exercícios e análise de casos práticos.
O período de realização será de 16 a 20/09/2019, no horário das 08h às 12h, totalizando 20 (vinte) horas/aula. Na oportunidade, cada participante receberá o livro e demais materiais necessários ao desempenho do evento. 

V – LOCAL E INFORMAÇÕES

O curso poderá ser ministrado no Auditório da ABOP - SCS, Qd. 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806 - CEP: 70.318-900, Brasília-DF ou nas instalações desse Órgão.  Para mais informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, na Internet acesse o endereço www.abop.org.br.

VI – INSCRIÇÕES / CUSTO

Deverão ser feitas diretamente na Secretaria da entidade, pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou fax (61) 3225-1993, até 13 de setembro de 2019 ou enquanto houver vaga, mediante o preenchimento da ficha anexa. O investimento da inscrição é de R$ 1.800,00(hum mil e oitocentos reais) por participante.

Para cada 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas,  a Abop está oferecendo 01(uma) bolsa integral.

A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341– ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24.938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF07.343.300/001-00.

A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48h antes do inicio do evento, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.

 VII - REQUISITOS

Ter curso superior ou exercício profissional na área de planejamento, patrimônio, orçamento, administração e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas.

 

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A ABOP - Associação Brasileira de Orçamento Público é uma entidade privada sem fins lucrativos voltada fundamentalmente para o ensino, pesquisa e divulgação das técnicas orçamentárias e de gestão pública, com dezenas de anos de experiência no desenvolvimento institucional de órgãos e entidades públicos. Seus cursos abertos, sob o magistério de renomados especialistas, são contratados preferencialmente por inexigibilidade de licitação com fundamento no art. 25, inc. II, da Lei nº 8.666/1993, conforme Orientação Normativa/AGU nº 18, de 01/04/2009 (DOU de 07/04/2009, Seção 1, pág. 14), combinada com a Decisão/TCU nº 439/98 (DOU de 31/07/98); podendo-se contratá-la, alternativamente, por dispensa de licitação da forma do art. 24, inc. XIII da Lei nº 8.666/1993.