1ª Curso sobre Contratações de Serviços Continuados, em especial a Manutenção Predial segundo a Nova Lei de Licitações (14.133/2021) com utilização do SINAPI como referencial de preço

Localização
Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806
Categorias
Data / Hora
Date(s) - 20/10/2025 a 22/10/2025
08:00 - 18:00
Valor do curso R$2.500,00
Curso atualizado visando orientar, de forma reflexiva, simples, didática e legal, os interessados que pretendam ou atuam no âmbito das licitações e contratações de obras e serviços de engenharia para Manutenção Predial, abrangendo a Lei nº 14.133/21.
Brasília-DF, 20 a 24/10/2025
Horário do evento: 08h às 12h e 14h às 18h
I – APRESENTAÇÃO
Sabe-se que a realização de licitação para execução de obras e serviços de engenharia visando à Manutenção Predial, exige dos profissionais envolvidos conhecimento técnica e de legislação, além das orientações dos Tribunais de Contas e dos atos e regulamentos já editados. Com o intuito de dar suporte aos gestores públicos e profissionais integrantes dos serviços sociais autônomos, o presente curso conta com uma programação completa, envolvendo desde a fase de planejamento, condução e julgamento da licitação, contratação direta e execução dos contratos. Assim, o treinamento tem por objeto apresentar aos participantes os conhecimentos, informações e técnicas necessárias para o entendimento da Licitação e Contratação de Obras e Serviços de Engenharia, com vistas à Manutenção Predial, com destaque às orientações e exigências já editadas inclusive às dos órgãos de controle. Por fim, se visa à atualização dos participantes em face das recentes alterações legislativas pertinentes ao tema, bem como jurisprudenciais (Acórdãos, Súmulas e Decisões do TCU, orientações do SINAPI e do SICRO e legislações pertinentes).
II – OBJETIVO GERAL
Conferir suporte técnico, jurídico e administrativo aos profissionais envolvidos direta ou indiretamente nas licitações, contratações, gestão e fiscalização de obras e serviços de engenharia. O conteúdo é bastante completo visando à correta gestão e fiscalização dos contratos administrativos, garantindo maior eficiência à Administração Pública nas contratações. A orientação foca tanto o ponto de vista do administrador público quanto o da área privada, e, especialmente, na interface entre o ambiente privado e o público, dotando os participantes das habilidades necessárias à melhoria do relacionamento e comunicação com seus interlocutores nas tratativas negociais.
III – VANTAGENS DO CURSO
• Conhecer novidades, alterações dos aspectos técnicos, jurídicos e administrativos concernentes ao novo diploma legal, para obras e serviços de engenharia;
• Procedimentos, justificativas e cautelas a serem tomadas para a aplicação das novas decisões corretas e a instrução dos processos;
• Possibilidade de troca de informações e experiências com profissionais da área;
• Debates dos temas objeto do evento com palestrante com vasta experiência na matéria;
• Compromisso científico da comissão organizadora nas necessidades específicas da Administração Pública;
• Profissionalismo, pontualidade, compromisso pedagógico e corpo docente diferenciado;
• Destaques quanto às recomendações do TCU e demais diplomas legais.
IV – PÚBLICO-ALVO
• Profissionais do sistema CONFEA/CREA e CAUBR/CAUS.
• Fiscais e gestores de contrato.
• Procuradores.
• Auditores.
• Assessores Jurídicos.
• Agentes públicos em geral.
• Integrantes de comissões de licitação.
• Profissionais que atuam na elaboração de editais e documentos afins.
• Servidores integrantes do gerenciamento de contratos.
• Servidores integrantes do controle interno e de Tribunais de Contas.
• Agentes envolvidos no planejamento e processamento de documentos técnicos, administrativos e jurídicos.
V- CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
a. REQUISITOS JURÍDICOS, TÉCNICOS E ADMINISTRATIVOS
-
- Ordenamento jurídico
• Licitação como regra e estrutura hierárquica dos diplomas jurídicos.
• Princípios Jurídicos. - Enquadramento Técnico de Obras e Serviços de Engenharia
• Obra, construção, reforma, fabricação, recuperação e ampliação.
• Bens e serviços comuns e bens e serviços especiais.
• Serviços contínuos com regime de dedicação exclusiva.
• Serviços não contínuos ou contratados por escopo. - Necessidade de Termo de Referência e/ou Projeto
• Normas Gerais e conceitos.
• Estudos Técnicos Preliminares.
• Estudo de Viabilidade: custo-benefício, tipo e prazo, impacto ambiental e recursos. - Enquadramento técnico de Termo de Referência para contratação de bens, serviços e projeto básico
• Normas Gerais.
• Modelo completo de Termo de Referência de Serviços Contínuos ou Continuados para Manutenção Predial. - Propriedades e peculiaridades do processo de orçamentação concernentes a Manutenção Predial e obras e serviços
• Insumos, serviços, leis sociais e custos diretos e indiretos.
• Despesas indiretas e tributos.
• Lucro operacional, básico ou projetado e lucro líquido.
• A questão do IRPJ e CSLL. A determinação do TCU.
• Determinação da taxa de BDI e sua composição.
• Determinação da taxa de BDI reduzido.
• Os tributos que integram o BDI.
• Comentários e preceitos do TCU concernente à aplicação do BDI. - Composição dos serviços (insumos – materiais)
• Composição dos serviços representativa rápida e simplificada.
• Composição analítica dos serviços a partir dos insumos.
• Valor estimado – bens, contratação de serviços e obras de engenharia.
• Portal Nacional de Contratações Públicas – PNCP.
• Modelo de planilha de composição de custos e preços unitários pelo SINAPI, pelo DNIT e composição de custos e preços unitários inexistentes.
• Modelo de planilha de orçamento sintético e cronograma físico-financeiro. - Manutenção Predial
• Conceito, objetivo e responsabilidade.
• Planejamento.
• Plano de Manutenção Predial.
• Vida útil da edificação.
• Tipos de manutenção – preventiva, corretiva e preditiva.
• Graus de riscos – críticas, regulares e mínimas.
• Classificação dos problemas conforme o grau de risco.
• Manutenção Predial: I – Conduta dos usuários, II – Ferramentas, uniformes
• Equipamentos de proteção individual – EPIS e outros, III – Equipe multidisciplinar qualificada, IV – Fornecimento dos materiais de consumo para manutenção predial executado em regime a ser definido (usualmente regime por preço unitário). - Planilha de Composição de Custos e Preços da Mão-de-obra em Serviços Contínuos – Manutenção Predial
• Identificação do serviço.
• Mão-de-obra vinculada à execução contratual.
• Módulo 01 – Composição da remuneração – lucro real e presumido e/ou simples nacional.
• Módulo 02 – Encargos e benefícios anuais, mensais e diários – lucro real e presumido e/ou simples nacional.
• Módulo 03 – Provisão para rescisão – lucro real e presumido e/ou simples nacional.
• Módulo 04 – Custo de reposição do profissional ausente – lucro real e presumido e/ou simples nacional.
• Módulo 05 – Insumos diversos.
• Módulo 06 – Custos indiretos, tributos e lucro – lucro real e presumido e/ou simples nacional. - Planilha Orçamentária Estimada de Serviços Eventuais para Manutenção Predial SEM desoneração
• Serviços eventuais – BDI.
• Exemplo de Planilhas Orçamentárias Estimadas de insumos a serem adquiridos para manutenção predial pelo SINAPI e outros. - Planilha Orçamentária Estimada de Serviços Eventuais para Manutenção Predial COM desoneração
• Serviços eventuais – BDI.
• Exemplo de Planilhas Orçamentárias Estimadas de insumos a serem adquiridos para manutenção predial pelo SINAPI e outros. - Planilha de Fornecimento de Equipamentos
• Fornecimento de equipamentos – BDI. - Planilhas Orçamentárias Estimativas – Quadro Resumo do Valor Global
• Valor estimado total dos empregados.
• Valor total estimado para materiais de manutenção predial.
• Valor estimado para serviços eventuais.
• Valor estimado global. - Utilização do SINAPI como referencial de preços e serviços de Manutenção Predial
• Múltiplos contratos.
• Ilegalidades.
• Preços do SINAPI usados como referência única na pesquisa de preços.
• Cuidado com as especificações e estimativa do consumo.
• Aquisição isolada.
• Efeito barganha.
• Compra isolada.
- Ordenamento jurídico
b. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
-
- Agente público
• Conceito e designação.
• Atividades de condução.
- Agente público
c. LICITAÇÃO
-
- Processo licitatório
• Objetivos, requisitos a serem observados.
• Ciclo de vida da edificação.
• Participação e vedação de participação. - Fase de licitação
• Instrução do processo licitatório. - Modalidades de licitação
• Concorrência.
• Pregão. - Critérios de julgamento
• Menor preço ou maior desconto;
• Técnica e preços.
• Maior retorno econômico. - Compras
• Planejamento de compras.
• Princípio do parcelamento.
• Caso de fornecimento de bens.
• Qualidade do produto.
• Processo de padronização. - Regimes:
• Empreitada por preço unitário.
• Empreitada por preço global.
• Contratação por tarefa. - Divulgação do Instrumento Convocatório
• Controle prévio de legalidade do Instrumento Convocatório.
• Publicação do Edital e anexo no PNCP. - Apresentação de propostas e lances.
• Prazos mínimos para apresentação de proposta e lances.
• Modificações nos documentos licitatórios (Edital / Termo de Referência).
• Lances aberto e fechado. - Habilitação
• Disposições e condições na fase de habilitação.
• Habilitação jurídica.
• Qualificação técnico-profissional e técnico operacional.
• Regularidade fiscal e trabalhista.
• Habilitação econômico-financeira. - Julgamento
• Desclassificação de propostas.
• Empate.
• Negociação de proposta mais vantajosa para a Administração.
- Processo licitatório
d. CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
-
- Formalização dos contratos
• Obrigatoriedade de formalização do contrato.
• Consulta ao Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas – Ceis e o Cadastro Nacional de Empresas Punidas – Cnep.
• Cláusulas obrigatórias do Contrato.
• Divulgação no Portal Nacional de Contratações Públicas – PNCP. - Garantias
• Modalidades de garantia.
• Seguro garantia. - Duração dos contratos.
• Previsão editalícia.
• Prazos da vigência dos contratos. - Execução dos contratos.
• Acompanhamento e fiscalização do contrato
• Responsabilidades do contratado pela execução e pelos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais.
• Subcontratação.
• Prazo de execução do objeto e vigência do contrato. - Alteração dos contratos
• Alteração unilateral e por acordo entre as partes.
• Limites de acréscimo ou supressões nas alterações unilaterais.
• Alterações dos preços.
• Restabelecimento do equilíbrio econômico-financeiro. - Pagamento
• Disposições expressas de pagamento no edital e no contrato.
• O caso do pagamento antecipado. - Recebimento do objeto
- Formalização dos contratos
VI – CARGA HORÁRIA E PERÍODO
O está evento está previsto para o período de 20 a 22/10/2025, nos horário de 08h às 12h e 14h às 18h, totalizando 24(vinte e quatro) horas/aula. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários à participação no evento.
VII – LOCAL E INFORMAÇÕES
O evento será ministrado no Auditório da ABOP – SCS, Qd. 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806 – CEP: 70.318-900, Brasília-DF. Para maiores informações utilize os telefones: (61) 3224-2613 , (61) 3224-2159 ou através dos e-mails treinamento@abop.org.br / abop@abop.org.br
VIII – INSCRIÇÕES/CUSTO
Deverão ser feitas através do preenchimento da Ficha de Inscrição Onlineno botão abaixo, enquanto houver vagas. O investimento na inscrição é de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) por participante.
Para cada 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas neste evento, a Abop está oferecendo 01(uma) bolsa integral adicional.
A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341– ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24.938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF 07.343.300/001-00.
A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48h antes do início do evento, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.
IX – REQUISITOS
Ter curso superior ou exercício profissional na área de auditoria, planejamento, orçamento e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas
X – PALESTRANTE
PROF. ROLF DIETER OSKAR FRIEDRICH BRÄUNERT
Engenheiro Civil. Professor da Universidade Federal do Paraná – aposentado, com pós-graduação em Planejamento e Projetos de Desenvolvimento Regional na Universidade de Hannover – Alemanha. Especialização em Planejamento, Projetos e Construções na Universidade de Stuttgart – Alemanha. Estágio no Departamento de Edificações no Hochbauamt Stadt Köln em Colônia (Alemanha). Professor de pós-graduação da UNIBRASIL Faculdades Integradas do Brasil em Curitiba – curso “Licitações e Contratos Administrativos”. Palestrante em seminário realizado no Instituto para o Planejamento Regional na Universidade de Hannover. Especialista em licitações no âmbito nacional e internacional, há mais de 40 anos. Consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em órgãos federais e estaduais em licitações financiadas com recursos do BID e BIRD. Presidente de inúmeras Comissões de Licitação entre elas a licitação do Museu Oscar Niemeyer (Olho) em Curitiba, Arquivo Público – Curitiba, ampliação da TVE do Paraná e palestrante em inúmeros eventos realizados no Brasil.
Autor de publicações em revistas, dentre outras: “Orçamento em Planilha – Obrigatoriedade“ – revista JML de Licitações e Contratos Administrativos – Curitiba – 2007, “Projetos – Obrigatoriedade” – revista JML de Licitações e Contratos Administrativos – Curitiba – 2007, “Qualificação Técnica – Obras e Serviços de Engenharia” – revista JML de Licitações e Contratos Administrativos – Curitiba – 2008, “O Objeto e os Tópicos Estruturais do Edital/Convite – A Questão das Obras e Serviços de Engenharia” – Curitiba 2008, “Obras e Serviços de Engenharia – A indispensabilidade de subscrição das propostas de obras, serviços de engenharia e serviços técnicos profissionais especializados pelos técnicos profissionais legalmente habilitados” – revista JML de Licitações e Contratos Administrativos – Curitiba – 2011,
Autor de publicações como: Manual de Licitação para Execução de Obras (BID) – Curitiba – Volume I – 1996, Manual de Licitação para Aquisição de Bens (BID) – Curitiba – Volume II – 1996, Licitações e Contratos (BID) (obras e serviços) – Curitiba – Volume I – 1997, Licitações e Contratos (BID) (aquisição de bens) – Curitiba – Volume II – 1997, Elaboração do Regulamento de Licitações e Contratos – Serviço Social Autônomo PARANACIDADE – Curitiba –1997. Manual para Cadastramento e Contratação de Consultores (BID) e de Empresas de Consultoria (BID) – Curitiba – 1998,
Autor dos livros: “A Prática da Licitação” Curitiba – Grafiven, 2004; “Obras e Serviços de Engenharia – coletânea 10 anos de pregão – Curitiba – editora Negócios Públicos – 2008”; “Legislação – Sistema Confea/Crea e CauBR/Caus – Obras e Serviços de Engenharia” – 6ª edição, “Como Licitar Obras e Serviços de Engenharia – 2ª edição – BH: Fórum, 2010” e “Como Elaborar Editais e Contratos para Obras e Serviços de Engenharia – 3ª edição – Curitiba – 2014” e outros.
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