1ª Curso sobre Contratações de Serviços Continuados, em especial a Manutenção Predial segundo a Nova Lei de Licitações (14.133/2021) com utilização do SINAPI como referencial de preço

Localização
Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806

Categorias

Data / Hora Date(s) - 20/10/2025 a 22/10/2025
08:00 - 18:00

Valor do curso R$2.500,00


Curso atualizado visando orientar, de forma reflexiva, simples, didática e legal, os interessados que pretendam ou atuam no âmbito das licitações e contratações de obras e serviços de engenharia para Manutenção Predial, abrangendo a Lei nº 14.133/21.

Brasília-DF, 20 a 24/10/2025
Horário do evento: 08h às 12h e 14h às 18h

I – APRESENTAÇÃO

Sabe-se que a realização de licitação para execução de obras e serviços de engenharia visando à Manutenção Predial, exige dos profissionais envolvidos conhecimento técnica e de legislação, além das orientações dos Tribunais de Contas e dos atos e regulamentos já editados. Com o intuito de dar suporte aos gestores públicos e profissionais integrantes dos serviços sociais autônomos, o presente curso conta com uma programação completa, envolvendo desde a fase de planejamento, condução e julgamento da licitação, contratação direta e execução dos contratos. Assim, o treinamento tem por objeto apresentar aos participantes os conhecimentos, informações e técnicas necessárias para o entendimento da Licitação e Contratação de Obras e Serviços de Engenharia, com vistas à Manutenção Predial, com destaque às orientações e exigências já editadas inclusive às dos órgãos de controle. Por fim, se visa à atualização dos participantes em face das recentes alterações legislativas pertinentes ao tema, bem como jurisprudenciais (Acórdãos, Súmulas e Decisões do TCU, orientações do SINAPI e do SICRO e legislações pertinentes).

II – OBJETIVO GERAL

Conferir suporte técnico, jurídico e administrativo aos profissionais envolvidos direta ou indiretamente nas licitações, contratações, gestão e fiscalização de obras e serviços de engenharia. O conteúdo é bastante completo visando à correta gestão e fiscalização dos contratos administrativos, garantindo maior eficiência à Administração Pública nas contratações. A orientação foca tanto o ponto de vista do administrador público quanto o da área privada, e, especialmente, na interface entre o ambiente privado e o público, dotando os participantes das habilidades necessárias à melhoria do relacionamento e comunicação com seus interlocutores nas tratativas negociais.

III – VANTAGENS DO CURSO

• Conhecer novidades, alterações dos aspectos técnicos, jurídicos e administrativos concernentes ao novo diploma legal, para obras e serviços de engenharia;
• Procedimentos, justificativas e cautelas a serem tomadas para a aplicação das novas decisões corretas e a instrução dos processos;
• Possibilidade de troca de informações e experiências com profissionais da área;
• Debates dos temas objeto do evento com palestrante com vasta experiência na matéria;
• Compromisso científico da comissão organizadora nas necessidades específicas da Administração Pública;
• Profissionalismo, pontualidade, compromisso pedagógico e corpo docente diferenciado;
• Destaques quanto às recomendações do TCU e demais diplomas legais.

IV – PÚBLICO-ALVO

• Profissionais do sistema CONFEA/CREA e CAUBR/CAUS.
• Fiscais e gestores de contrato.
• Procuradores.
• Auditores.
• Assessores Jurídicos.
• Agentes públicos em geral.
• Integrantes de comissões de licitação.
• Profissionais que atuam na elaboração de editais e documentos afins.
• Servidores integrantes do gerenciamento de contratos.
• Servidores integrantes do controle interno e de Tribunais de Contas.
• Agentes envolvidos no planejamento e processamento de documentos técnicos, administrativos e jurídicos.

V- CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

a. REQUISITOS JURÍDICOS, TÉCNICOS E ADMINISTRATIVOS

    • Ordenamento jurídico
      • Licitação como regra e estrutura hierárquica dos diplomas jurídicos.
      • Princípios Jurídicos.
    • Enquadramento Técnico de Obras e Serviços de Engenharia
      • Obra, construção, reforma, fabricação, recuperação e ampliação.
      • Bens e serviços comuns e bens e serviços especiais.
      • Serviços contínuos com regime de dedicação exclusiva.
      • Serviços não contínuos ou contratados por escopo.
    • Necessidade de Termo de Referência e/ou Projeto
      • Normas Gerais e conceitos.
      • Estudos Técnicos Preliminares.
      • Estudo de Viabilidade: custo-benefício, tipo e prazo, impacto ambiental e recursos.
    • Enquadramento técnico de Termo de Referência para contratação de bens, serviços e projeto básico
      • Normas Gerais.
      • Modelo completo de Termo de Referência de Serviços Contínuos ou Continuados para Manutenção Predial.
    • Propriedades e peculiaridades do processo de orçamentação concernentes a Manutenção Predial e obras e serviços
      • Insumos, serviços, leis sociais e custos diretos e indiretos.
      • Despesas indiretas e tributos.
      • Lucro operacional, básico ou projetado e lucro líquido.
      • A questão do IRPJ e CSLL. A determinação do TCU.
      • Determinação da taxa de BDI e sua composição.
      • Determinação da taxa de BDI reduzido.
      • Os tributos que integram o BDI.
      • Comentários e preceitos do TCU concernente à aplicação do BDI.
    • Composição dos serviços (insumos – materiais)
      • Composição dos serviços representativa rápida e simplificada.
      • Composição analítica dos serviços a partir dos insumos.
      • Valor estimado – bens, contratação de serviços e obras de engenharia.
      • Portal Nacional de Contratações Públicas – PNCP.
      • Modelo de planilha de composição de custos e preços unitários pelo SINAPI, pelo DNIT e composição de custos e preços unitários inexistentes.
      • Modelo de planilha de orçamento sintético e cronograma físico-financeiro.
    • Manutenção Predial
      • Conceito, objetivo e responsabilidade.
      • Planejamento.
      • Plano de Manutenção Predial.
      • Vida útil da edificação.
      • Tipos de manutenção – preventiva, corretiva e preditiva.
      • Graus de riscos – críticas, regulares e mínimas.
      • Classificação dos problemas conforme o grau de risco.
      • Manutenção Predial: I – Conduta dos usuários, II – Ferramentas, uniformes
      • Equipamentos de proteção individual – EPIS e outros, III – Equipe multidisciplinar qualificada, IV – Fornecimento dos materiais de consumo para manutenção predial executado em regime a ser definido (usualmente regime por preço unitário).
    • Planilha de Composição de Custos e Preços da Mão-de-obra em Serviços Contínuos – Manutenção Predial
      • Identificação do serviço.
      • Mão-de-obra vinculada à execução contratual.
      • Módulo 01 – Composição da remuneração – lucro real e presumido e/ou simples nacional.
      • Módulo 02 – Encargos e benefícios anuais, mensais e diários – lucro real e presumido e/ou simples nacional.
      • Módulo 03 – Provisão para rescisão – lucro real e presumido e/ou simples nacional.
      • Módulo 04 – Custo de reposição do profissional ausente – lucro real e presumido e/ou simples nacional.
      • Módulo 05 – Insumos diversos.
      • Módulo 06 – Custos indiretos, tributos e lucro – lucro real e presumido e/ou simples nacional.
    • Planilha Orçamentária Estimada de Serviços Eventuais para Manutenção Predial SEM desoneração
      • Serviços eventuais – BDI.
      • Exemplo de Planilhas Orçamentárias Estimadas de insumos a serem adquiridos para manutenção predial pelo SINAPI e outros.
    • Planilha Orçamentária Estimada de Serviços Eventuais para Manutenção Predial COM desoneração
      • Serviços eventuais – BDI.
      • Exemplo de Planilhas Orçamentárias Estimadas de insumos a serem adquiridos para manutenção predial pelo SINAPI e outros.
    • Planilha de Fornecimento de Equipamentos
      • Fornecimento de equipamentos – BDI.
    • Planilhas Orçamentárias Estimativas – Quadro Resumo do Valor Global
      • Valor estimado total dos empregados.
      • Valor total estimado para materiais de manutenção predial.
      • Valor estimado para serviços eventuais.
      • Valor estimado global.
    • Utilização do SINAPI como referencial de preços e serviços de Manutenção Predial
      • Múltiplos contratos.
      • Ilegalidades.
      • Preços do SINAPI usados como referência única na pesquisa de preços.
      • Cuidado com as especificações e estimativa do consumo.
      • Aquisição isolada.
      • Efeito barganha.
      • Compra isolada.

b. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

    • Agente público
      • Conceito e designação.
      • Atividades de condução.

c. LICITAÇÃO

    • Processo licitatório
      • Objetivos, requisitos a serem observados.
      • Ciclo de vida da edificação.
      • Participação e vedação de participação.
    • Fase de licitação
      • Instrução do processo licitatório.
    • Modalidades de licitação
      • Concorrência.
      • Pregão.
    • Critérios de julgamento
      • Menor preço ou maior desconto;
      • Técnica e preços.
      • Maior retorno econômico.
    • Compras
      • Planejamento de compras.
      • Princípio do parcelamento.
      • Caso de fornecimento de bens.
      • Qualidade do produto.
      • Processo de padronização.
    • Regimes:
      • Empreitada por preço unitário.
      • Empreitada por preço global.
      • Contratação por tarefa.
    • Divulgação do Instrumento Convocatório
      • Controle prévio de legalidade do Instrumento Convocatório.
      • Publicação do Edital e anexo no PNCP.
    • Apresentação de propostas e lances.
      • Prazos mínimos para apresentação de proposta e lances.
      • Modificações nos documentos licitatórios (Edital / Termo de Referência).
      • Lances aberto e fechado.
    • Habilitação
      • Disposições e condições na fase de habilitação.
      • Habilitação jurídica.
      • Qualificação técnico-profissional e técnico operacional.
      • Regularidade fiscal e trabalhista.
      • Habilitação econômico-financeira.
    • Julgamento
      • Desclassificação de propostas.
      • Empate.
      • Negociação de proposta mais vantajosa para a Administração.

d. CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

    • Formalização dos contratos
      • Obrigatoriedade de formalização do contrato.
      • Consulta ao Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas – Ceis e o Cadastro Nacional de Empresas Punidas – Cnep.
      • Cláusulas obrigatórias do Contrato.
      • Divulgação no Portal Nacional de Contratações Públicas – PNCP.
    • Garantias
      • Modalidades de garantia.
      • Seguro garantia.
    • Duração dos contratos.
      • Previsão editalícia.
      • Prazos da vigência dos contratos.
    • Execução dos contratos.
      • Acompanhamento e fiscalização do contrato
      • Responsabilidades do contratado pela execução e pelos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais.
      • Subcontratação.
      • Prazo de execução do objeto e vigência do contrato.
    • Alteração dos contratos
      • Alteração unilateral e por acordo entre as partes.
      • Limites de acréscimo ou supressões nas alterações unilaterais.
      • Alterações dos preços.
      • Restabelecimento do equilíbrio econômico-financeiro.
    • Pagamento
      • Disposições expressas de pagamento no edital e no contrato.
      • O caso do pagamento antecipado.
    • Recebimento do objeto

VI – CARGA HORÁRIA E PERÍODO

O está evento está previsto para o período de 20 a 22/10/2025, nos horário de 08h às 12h e 14h às 18h, totalizando 24(vinte e quatro) horas/aula. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários à participação no evento.

VII – LOCAL E INFORMAÇÕES

O evento será ministrado no Auditório da ABOP – SCS, Qd. 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806 – CEP: 70.318-900, Brasília-DF. Para maiores informações utilize os telefones: (61) 3224-2613 , (61) 3224-2159 ou através dos e-mails treinamento@abop.org.br / abop@abop.org.br

VIII – INSCRIÇÕES/CUSTO

Deverão ser feitas através do preenchimento da Ficha de Inscrição Onlineno botão abaixo, enquanto houver vagas. O investimento na inscrição é de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) por participante.

Para cada 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas neste evento, a Abop está oferecendo 01(uma) bolsa integral adicional.

A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341– ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24.938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF 07.343.300/001-00.

A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48h antes do início do evento, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.

IX – REQUISITOS

Ter curso superior ou exercício profissional na área de auditoria, planejamento, orçamento e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas

X – PALESTRANTE

PROF. ROLF DIETER OSKAR FRIEDRICH BRÄUNERT
Engenheiro Civil. Professor da Universidade Federal do Paraná – aposentado, com pós-graduação em Planejamento e Projetos de Desenvolvimento Regional na Universidade de Hannover – Alemanha. Especialização em Planejamento, Projetos e Construções na Universidade de Stuttgart – Alemanha. Estágio no Departamento de Edificações no Hochbauamt Stadt Köln em Colônia (Alemanha). Professor de pós-graduação da UNIBRASIL Faculdades Integradas do Brasil em Curitiba – curso “Licitações e Contratos Administrativos”. Palestrante em seminário realizado no Instituto para o Planejamento Regional na Universidade de Hannover. Especialista em licitações no âmbito nacional e internacional, há mais de 40 anos. Consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em órgãos federais e estaduais em licitações financiadas com recursos do BID e BIRD. Presidente de inúmeras Comissões de Licitação entre elas a licitação do Museu Oscar Niemeyer (Olho) em Curitiba, Arquivo Público – Curitiba, ampliação da TVE do Paraná e palestrante em inúmeros eventos realizados no Brasil.
Autor de publicações em revistas, dentre outras: “Orçamento em Planilha – Obrigatoriedade“ – revista JML de Licitações e Contratos Administrativos – Curitiba – 2007, “Projetos – Obrigatoriedade” – revista JML de Licitações e Contratos Administrativos – Curitiba – 2007, “Qualificação Técnica – Obras e Serviços de Engenharia” – revista JML de Licitações e Contratos Administrativos – Curitiba – 2008, “O Objeto e os Tópicos Estruturais do Edital/Convite – A Questão das Obras e Serviços de Engenharia” – Curitiba 2008, “Obras e Serviços de Engenharia – A indispensabilidade de subscrição das propostas de obras, serviços de engenharia e serviços técnicos profissionais especializados pelos técnicos profissionais legalmente habilitados” – revista JML de Licitações e Contratos Administrativos – Curitiba – 2011,
Autor de publicações como: Manual de Licitação para Execução de Obras (BID) – Curitiba – Volume I – 1996, Manual de Licitação para Aquisição de Bens (BID) – Curitiba – Volume II – 1996, Licitações e Contratos (BID) (obras e serviços) – Curitiba – Volume I – 1997, Licitações e Contratos (BID) (aquisição de bens) – Curitiba – Volume II – 1997, Elaboração do Regulamento de Licitações e Contratos – Serviço Social Autônomo PARANACIDADE – Curitiba –1997. Manual para Cadastramento e Contratação de Consultores (BID) e de Empresas de Consultoria (BID) – Curitiba – 1998,
Autor dos livros: “A Prática da Licitação” Curitiba – Grafiven, 2004; “Obras e Serviços de Engenharia – coletânea 10 anos de pregão – Curitiba – editora Negócios Públicos – 2008”; “Legislação – Sistema Confea/Crea e CauBR/Caus – Obras e Serviços de Engenharia” – 6ª edição, “Como Licitar Obras e Serviços de Engenharia – 2ª edição – BH: Fórum, 2010” e “Como Elaborar Editais e Contratos para Obras e Serviços de Engenharia – 3ª edição – Curitiba – 2014” e outros.


Não Sabe onde ficar? Confira a lista de hotéis em Brasília

Você deve estar logado para postar um comentário

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá,
Como podemos ajudar?